Piloto russo causa polêmica ao celebrar vitória fazendo saudação nazista no pódio; veja o vídeo
FIA deve punir o piloto russo por conta da saudação nazista no pódio
Reprodução / Nexta TV
O jovem piloto russo Artyom Severyukhin, de apenas 15 anos de idade, causou muita polêmica após vencer a etapa de Portugal da categoria júnior do Campeonato Europeu de Kart, no último domingo (10), realizada na cidade de Portimão.
No pódio, Severyukhin comemorou seu triunfo fazendo a tradicional saudação nazista, esticando o braço com a palma da mão aberta, gesto imortalizado por Adolf Hitler durante a Segunda Guerra Mundial.
Depois de polemizar, o piloto ainda achou graça da sua atitude e caiu na gargalhada.
Confira o momento no vídeo abaixo:
#Russian driver Artyom Severyukhin, competing under the Italian flag at the #European Junior Karting Championship, showed a #Nazi salute at the awards ceremony.
He competing under the #Italian flag because of the sanctions imposed on #Russia. pic.twitter.com/q4wOGHPsvR
— NEXTA (@nexta_tv) April 11, 2022
Por conta das sanções impostas à Rússia, o piloto participa das corridas da modalidade sob a bandeira italiana. Vale destacar que o Campeonato Europeu de Kart é organizado pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo), ou seja, a mesma organização da Fórmula 1.
Artyom Severyukhin fez a saudação em um momento de guerra na Europa. Vladimir Putin, presidente do seu país, alega que invadiu a Ucrânia para proteger pessoas submetidas ao genocídio imposto pelo regime neonazista do presidente Volodymyr Zelensky, que é judeu.
Segundo informações do diário “Bild”, a FIA deverá punir o piloto russo após esse gesto escandaloso.

