Home Futebol Por onde andam os campeões do Brasileirão com o Flamengo em 2009?

Por onde andam os campeões do Brasileirão com o Flamengo em 2009?

O Flamengo foi hexacampeão brasileiro com ídolos, jovens jogadores e um treinador até então desconhecido

João Pedro
Jornalista e Analista de Desempenho no Futebol.

O Flamengo conquistou o Campeonato Brasileiro em 2009, e sagrou-se hexa campeão da competição. Comandados por Andrade, Adriano, Petkovic e cia fizeram um campeonato de recuperação e conquistaram o título somente na última rodada após a vitória sobre o Grêmio com gol salvador de Ronaldo Angelim. Relembre abaixo a campanha do Fla e veja por onde anda os jogadores da histórica campanha!

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Campanha do Flamengo no Brasileirão 2009

Jogos: 38

Vitórias: 19

Empates: 10

Derrotas: 9

PUBLICIDADE

Gols marcados: 58

Gols sofridos: 44

Artilheiro: Adriano – 19 gols marcados

O Flamengo assumiu a liderança do Brasileirão 2009 somente na 37º rodada, após vencer o Corinthians por 2 a 0. Com isso, o Mengão chegou a última rodada dependendo somente de si para ser campeão.

PUBLICIDADE

Em um Maracanã lotado, o Flamengo entrou em campo com: Bruno, Ronaldo Angelim, David, Fabrício, Léo Moura, Petkovic, Willians, Zé Roberto, Juan, Adriano e Denis Marques.

Apesar do apoio da Nação e grande pressão, o gol rubro-negro não saia e foi o Grêmio que o abriu o placar com Roberson. O 1 a 0 desfavorável ia tirando o título do Fla, mas ainda no primeiro tempo o zagueiro David empatou.

Na segunda etapa a pressão continuou, e o gol do título aconteceu aos 24 minutos, após cobrança de escanteio, Ronaldo Angelim marcou o gol do Hexa.

Por onde andam os campeões do Brasileirão com o Flamengo em 2009?

Treinador – Andrade 

Andrade foi um grande jogador do Flamengo sendo inclusive campeão mundial em 1981. Como treinador, Andrade inicou a sua carreira no Flamengo em 2009.

PUBLICIDADE

Após o título brasileiro, Andrade não permaneceu muito tempo no Flamengo, e em abril de 2010 deixou o comando rubro-negro. Desde a saída do Flamengo, Andrade não dirigiu nenhuma outra equipe.

Goleiro – Bruno 

Bruno era titular absoluto do Flamengo na campanha do Brasileirão 2009  e foi essencial para o título. Em 2010, no seu auge da carreira, o goleiro foi preso pelo assasinato de Eliza Samudio. O caso ficou marcado na história do Brasil.

Atualmente, Bruno está em liberdade,e anunciou o fim da sau carreira. Após deixar a prisão, o goleiro passou por Boa Esporte, Poços de Calda, Rio Branco e Atlético Carioca.

Ronaldo Angelim – Autor do gol salvador do Flamengo

O zagueiro foi herói do título flamenguista e até hoje é lembrado pela Nação Rubro Negra. Antes de chegar ao Flamengo, Angelim havia passado por Icasa, Juazeiro, Ituano e Ceará. Ronaldo Angelim encerrou a sua carreira em 2013 no Fortaleza.

PUBLICIDADE

David Braz

O zagueiro é um dos poucos jogadores campeão brasileiro em 2009 que ainda atua profissionalmente. Pelo Fla David Braz disputou 99 partidas e marcou cinco gols, um deles no jogo decisivo diante do Grêmio.

Fabrício 

Fabrício é mais um que ainda atua profissionalmente. O zagueiro era uma grande promessa em 2009 e foi titular diante do Grêmio. Após deixar o Flamengo em 2010, Fabrício atuou por clubes como: Palmeiras, Fluminense e Vitória. Atualmente ele compõe o elenco da Ponte Preta.

Léo Moura

Um dos líderes do Flamengo na campanha do Brasileirão, Léo Moura fez história no clube e até hoje é lembrado. No Rubro-Negro, o lateral atuou em 506 jogos e marcou 47 gols. Léo Moura encerrou a sua carreira em 2020 pelo Botafogo-PB

Petkovic – Um dos grandes batedores de falta do Flamengo

https://twitter.com/ioannegoal/status/1509312697367736320

PUBLICIDADE

O sérvio mais brasileiro do mundo, é ídolo no Flamengo e coleciona momentos marcantes no clube. Pelo FLA, Petkovic disputou 198 partidas e marcou 57 gols.

Pet tem passagens por Real Madrid, Sevilla, Santos, Vasco e outros. O meia encerrou a sua carreira em 2011 no Rubro Negro. Atualmente, Petkovic é comentarista dos canais Globo.

Willians

Peça importante do título brasileiro, Willians despontou para o futebol no Flamengo. Pelo clube, o volante disputou 177 partidas, e marcou cinco gols. A última equipe do jogador foi o Castanhal.

Zé Roberto – Passagem curta mas marcante pelo FLA

O meia foi essencial para a conquista do Brasileirão 2009. Zé Roberto ficou no Flamengo somente uma temporada, e se transferiu para o Vasco. Pelo Rubro Negro disputou 45 partidas e fez 10 gols.

Zé Roberto encerrou sua carreira em 2015 pelo Botafogo-SP.

PUBLICIDADE

Juan

O lateral tem um currículo gigantesco no futebol nacional e mundial, sendo inclusive convocado para a seleção brasileira. No Flamengo, Juan disputou 226 partidas e marcou 25 gols. A última equipe em que atuou foi o Boa Vista-RJ em 2019.

Denis Marques 

O atacante teve passagem curta pelo Fla, mas deixou o seu legado. Ao todo foram apenas 18 partidas com a camisa rubro-negra e cinco gols marcados. Denis Marques encerrou sua carreira em 2014 pelo ABC.

Adriano Imperador – Ídolo do Flamengo

O grande nome do título! Adriano retornou ao Brasil em 2009 para atuar pelo seu time de coração, o Flamengo, e fez história. O Imperador foi artilheiro do Brasileirão 2009 com 19 gols e craque da competição.

No Fla, Adriano disputou 92 jogos e marcou 42 vezes. Além do Rubro Negro, Adriano tem passagens marcantes por Internaziole-ITA, e São Paulo, além das inúmeras aparições na seleção brasileira.

PUBLICIDADE

O Imperador encerrou a sua carreira em 2016 pelo Miami United