Home Futebol Portuguesa pode ser comprada por ex-jogador e grupo de investimentos europeu

Portuguesa pode ser comprada por ex-jogador e grupo de investimentos europeu

A Portuguesa aprovou em conselho a criação de uma SAF no clube

Jeff Macedo
Colaborador do Torcedores.com.

Depois de conquistar o Campeonato Paulista da Série A2, a Portuguesa quer se manter na elite do futebol paulista. Para isso, o clube vai se transformar em uma Sociedade Anônima do Futebol (SAF). E, segundo informações do jornalista Jorge Nicola, já existem interessados na Lusa.

PUBLICIDADE

Em contato com o jornalista, o Presidente da Lusa, Antônio Carlos Castanheira admitiu que o clube já abriu conversas com três grupos de investidores. Um dos possíveis compradores da Portuguesa é Antônio Oliveira, ex-jogador e acionista do Porto. Ele é dono de 7% do clube português. Agora, ele pretende comprar um time no Brasil. O clube paulista é alvo por conta de sua identificação com Portugal.

De acordo com o presidente da Portuguesa ainda não foram abertas as negociações, mas existem conversas. “Estamos falando com três grupos e podemos sim acionar o Antônio Oliveira”. A intenção da Lusa é de se tornar um clube empresa até o meio do ano.

PUBLICIDADE

[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJDQTYzS2xZMyIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]

A busca pelo retorno ao cenário nacional

Desde 2015 a Portuguesa estava fora da elite do Paulistão. Além disso, a Lusa não tem divisão para disputar e, jogando na elite estadual, terá mais facilidade para retornar às divisões do futebol brasileiro. Outra alternativa ainda neste ano é a Copa Paulista, que concede ao campeão uma vaga na Série D ou na Copa do Brasil.

A Portuguesa foi rebaixada em 2013, após a queda, o clube paulista sofreu nos anos seguintes. Caindo da B para C e depois para a D, até ficar sem divisão nenhuma no futebol brasileiro.

A campanha da Portuguesa na Série A2

A Portuguesa mostrou-se muito forte na 1ª fase classificatória. De 15 jogos, a Lusa foi derrotada apenas uma vez e terminou na liderança. Foram nove vitórias, cinco empates e uma derrota. Nas quartas de final, duas vitórias por 1 a 0 sobre o Primavera. Já na decisiva semifinal, com muita emoção, a Lusa venceu o jogo de ida fora de casa por 1 a 0 diante do Rio Claro. Na volta, empate por 1 a 1, que foi suficiente para que a Portuguesa retornasse para a elite do futebol paulista. Na decisão, a Lusa venceu o São Bento, por 2×0 e faturou o título da competição.

PUBLICIDADE