Em 2023, a Portuguesa retorna para a elite do futebol paulista. A Lusa foi campeã da Série A2 no último domingo. Agora, o clube se organiza para tentar se manter entre os principais times de São Paulo. Segundo o jornalista Jorge Nicola, a primeira coisa de o clube vai fazer é discutir se separa ou não o departamento de futebol do restante do clube.
Segundo o comunicador a aprovação seria o primeiro passo para que a Portuguesa pudesse se tornar uma SAF. Com isso, dentro de alguns meses o clube poderia ser vendido a um grupo de investidor internacional.
A campanha da Portuguesa na Série A2
A Portuguesa mostrou-se muito forte na 1ª fase classificatória. De 15 jogos, a Lusa foi derrotada apenas uma vez e terminou na liderança. Foram nove vitórias, cinco empates e uma derrota. Nas quartas de final, duas vitórias por 1 a 0 sobre o Primavera. Já na decisiva semifinal, com muita emoção, a Lusa venceu o jogo de ida fora de casa por 1 a 0 diante do Rio Claro. Na volta, empate por 1 a 1, que foi suficiente para que a Portuguesa retornasse para a elite do futebol paulista. Na decisão, a Lusa venceu o São Bento, por 2×0 e faturou o título da competição.
A busca pelo retorno ao cenário nacional
Desde 2015 a Portuguesa estava fora da elite do Paulistão. Além disso, a Lusa não tem divisão para disputar e, jogando na elite estadual, terá mais facilidade para retornar às divisões do futebol brasileiro. Outra alternativa ainda neste ano é a Copa Paulista, que concede ao campeão uma vaga na Série D ou na Copa do Brasil.
A Portuguesa foi rebaixada em 2013, após a queda, o clube paulista sofreu no anos seguintes. Caindo da B para C e depois para a D, até ficar sem divisão nenhuma no futebol brasileiro.

