Home Futebol PSG contratou Cruyff para torneio que teve participação do Fluminense nos anos 70; conheça a história

PSG contratou Cruyff para torneio que teve participação do Fluminense nos anos 70; conheça a história

PSG já teve a honra de contar com Johan Cruyff vestindo a sua camisa em torneio que contou com o Fluminense

Alexander Rodrigues
Redator no @AlemanhaFC, @Torcedorescom, ADM da página @futebolcomamor e torcedor do Feyenoord.

Nos tempos recentes o PSG teve a honra de contar com craques de nível mundial, como Raí, Ronaldinho Gaúcho, Ibrahimovic, Neymar, Mbappé e Lionel Messi. Porém, se voltarmos no tempo, 43 anos atrás mais especificamente, vamos ver que um dos jogadores que fez parte do movimento que revolucionou o futebol envergou a camisa azul e vermelha. No caso, estamos falando de Johan Cruyff, que jogou pelo clube em um torneio que teve participação do Fluminense.

PUBLICIDADE

Isso tudo aconteceu no Torneio de Paris de 1975, competição criada para comemorar o primeiro voo de Santos Dumont na capital francesa. Depois de alguns hiatos, essa era a décima segunda edição que contou com PSG, Valencia, Fluminense e Sporting Lisboa.

A grande sacada do torneio foi do PSG que contratou por empréstimo Johan Cruyff junto ao Barcelona e o motivo tinha a ver com o novo modelo de camisa que viraria tradição no clube francês: fardamento azul com uma listra vermelha grossa no meio feita pelo designer e então presidente do clube Daniel Hechter.

PUBLICIDADE

PSG se inspirou no Ajax

A inspiração foi o Ajax, clube europeu de maior sucesso no continente à época. E quem seria melhor para promover uma camisa inspirada no Ajax do que Johan Cruyff, não é mesmo? O holandês aceitou a proposta e atuou nas duas partidas do PSG no torneio, pois era amigo pessoal de Daniel Hechter.

O PSG perdeu a final por 1×0 para o Valencia, que se sagrou campeão, mas por mais que não tenha erguido a taça naquele ano, teve a honra de contar com um dos maiores jogadores da história do futebol envergando o seu manto sagrado.

Apesar de tradicional, o Torneio de Paris não era constante no calendário do futebol e teve a sua última edição no ano de 2012, com Barcelona batendo o PSG na grande final.