Infelizmente, temos que conviver com mais um episódio triste dentro do futebol, o preconceito. Na partida de ontem, válida pelo Grupo F da Copa Libertadores, o River Plate venceu o Fortaleza por 2 a 0, mas a partida ficou marcada depois que um torcedor do clube argentino arremessou uma banana na torcida do Fortaleza.
Por meio do Twitter, a equipe brasileira se posicionou sobre o ocorrido:
Racismo e xenofobia são crimes, e nossa instituição reforça o pedido de um posicionamento oficial da CONMEBOL Libertadores para a rápida identificação do autor para que todas as medidas cabíveis sejam tomadas.
— Fortaleza Esporte Clube 🦁 (@FortalezaEC) April 14, 2022
O fato repercutiu na imprensa brasileira e a apresentadora Renata Fan durante a exibição do programa Jogo Aberto fez duras críticas ao infrator: “Ele é um idiota. Ele é um banana”, disparou a apresentadora.
O River Plate imediatamente se pronunciou sobre o triste episódio em Buenos Aires e prestou solidariedade a equipe brasileira.
River Plate manifiesta su más absoluto repudio ante los gestos racistas y xenófobos de un hincha hacia la parcialidad visitante, y comunica que ya está implementando las medidas correspondientes para identificar al culpable y aplicarle las debidas sanciones. pic.twitter.com/O8v52hwY6L
— River Plate (@RiverPlate) April 14, 2022
A cena foi postada nas redes sociais do jornalista Alanio Pereira. Observe que outros torcedores dão risada do ato criminoso cometido pelo torcedor do River no estádio Más Monumental:
Um babaca que está na torcida do River se prestou a esse papel de jogar banana pra torcida do Fortaleza no Monumental de Nuñez. Cena ridícula e totalmente desnecessária!
Vídeo feito por um amigo que está lá nas arquibancadas. pic.twitter.com/bMISRd8dRA
— Alânio Pereira (@alanio_pereira1) April 14, 2022
Como fica a vida do Fortaleza na Libertadores?
O Leão do Pici é o último colocado do Grupo F, e uma classificação fica cada vez mais difícil para a próxima fase. A equipe perdeu para os líderes River Plate e Colo-Colo, ambos com 6 pontos, e divide a lanterna com o Alianza Lima que também não pontuou. O jogo contra o Alianza Lima no dia 27 de abril, em Fortaleza, será decisivo para o time de Vojvoda continuar matematicamente na disputa.

