O último finalista da Libertadores, Renato Gaúcho, que hoje está desempregado, é o segundo na lista dos treinadores que mais venceram jogos na Copa Libertadores da América, com 50 vitórias em 83 jogos. Renato Gaúcho tem o título de 2017, pelo Grêmio e dois vices, em 2008, quando dirigia o Fluminense e em 2021, quando era treinador do Flamengo. Como jogador, Renato venceu a competição pelo Grêmio em 1983.
Na lista dos treinadores que mais venceram jogos, estão, além de Renato Gaúcho, mais dois brasileiros: Felipão e Cuca. Felipão, que ganhou quase tudo no futebol, inclusive Copa do Mundo, venceu a competição continental em 1995 pelo Grêmio e em 1999 pelo Palmeiras. Já Cuca, que também tem em seu currículo diversos títulos, venceu a Libertadores em 2013, comandando o Atlético-MG de Ronaldinho Gaúcho e companhia.
O Brasil é, ao lado da Argentina, o país que mais tem representando no topo do ranking, com três técnicos cada. A Argentina, é representada por Carlos Bianchi, Marcelo Gallardo e o ex-treinador do São Paulo, Edgardo Bauza. O topo dos técnicos que mais venceram na Libertadores é colombiano, do lendário Gabriel Ochoa Uribe, que é ídolo no Millonarios e no América de Cáli.
Entre os primeiros do ranking, o único que está disputando a atual edição é Marcelo Gallardo, que é treinador do River Plate. Ele está há 7 vitórias de se tornar o primeiro no topo, ou seja, pode atingir ainda nesta edição.
Confira abaixo o ranking dos técnicos com mais vitórias na Libertadores:
Gabriel Ochoa Uribe (COL) – 50 vitórias em 124 jogos
Renato Gaúcho – 50 vitórias em 83 jogos
Luis Cubilla (URU) – 46 vitórias em 104 jogos
Roque Máspoli (URU) – 45 vitórias em 95 jogos
Carlos Bianchi (ARG) – 44 vitórias em 84 jogos
Marcelo Gallardo (ARG) – 43 vitórias em 88 jogos
Felipão – 42 vitórias em 74 jogos
Edgardo Bauza (ARG) – 41 vitórias em 106 jogos
Cuca – 38 vitórias em 61 jogos

