Home Futebol Ronaldo corneta divisão entre clubes brasileiros sobre formação de uma Liga: “Se continuar assim vai ser muito difícil”

Ronaldo corneta divisão entre clubes brasileiros sobre formação de uma Liga: “Se continuar assim vai ser muito difícil”

Ronaldo coneta clubes brasileiros pela disputa de interesses na criação da Liga Brasileira, projeto travado nos bastidores por conta da falta de consenso

Matheus D'Avila
Colaborador do Torcedores

Ronaldo Fenômeno aproveitou o domingo para comentar um dos assuntos que mais tem gerado polêmica nos bastidores: a Liga Brasileira. O ex-craque da seleção brasileira e, atualmente, dono do Cruzeiro, é um dos responsáveis pelo projeto. Porém, o próprio deixou transparecer alguns problemas que impedem avanços para a criação.

PUBLICIDADE

“Hoje essa movimentação parece estar bem dividida, com dois, até três grupos, querendo projetos diferentes. Se continuar assim vai ser muito difícil que a gente chegue em um consenso e evolua nas negociações. Quero pedir mais uma vez para que sentemos e discutamos as possibilidades abertamente, para a gente chegar em um consenso”, disse ele em live na Twitch.

O projeto nasceu na metade de 2021, quando insatisfeitos com a CBF, mais uma vez os clubes discutiram sobre a criação de uma liga. A ideia é fazer um movimento semelhante ao ocorrido na Europa. Em especial na Inglaterra, Espanha e Alemanha. A ideia, bem aceita inicialmente, tem como objetivo reorganizar o cenário do futebol brasileiro no que toca a calendário, arbitragem e até mesmo direito de transmissão dos jogos.

PUBLICIDADE

Inicialmente, o documento entregue a CBF com o projeto foi assinado por 19 dos 20 clubes da Série A. Apenas o Sport ficou de fora por não concordar. Surpreendentemente, a entidade deu respaldo aos clubes para a criação da Liga, mas a disputa acirrada nos bastidores por interesses travou mais uma vez o projeto. De acordo com relatos obtidos pela reportagem com dois presidentes envolvidos nas negociações, a competição dificilmente sairá do papel. Afinal, precisaria uma mudança radical de comportamento para reorganizar o torneio.