Santos esclarece veto ao UOL em jogo da Copa Sul-Americana
Jornalistas do site não tiveram seu credenciamento liberado para acompanhar o confronto entre Santos x Universidad Católica
Divulgação / Santos / Reprodução / YouTube
Nesta quarta-feira (13), o Santos faz sua segunda partida pela fase de grupos da Copa Sul-Americana. Porém um fato que chamou atenção é que o Peixe não liberou o acesso de profissionais do UOL para acompanhar o duelo na Vila Belmiro.
O site chegou a publicar uma pauta com o título “Santos impede entrada do UOL em jogo da Sul-Americana”. Porém o clube fez sua réplica através de nota oficial de Andres Rueda no começo da noite.
[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJ3bmU3eUxpUiIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==]
Confira a nota do Santos na íntegra
“Em resposta ao texto “Santos impede entrada do UOL em jogo da Sul-Americana”, o presidente do Santos FC, Andres Rueda, esclarece que, em momento algum, essa situação é decorrente de críticas feitas ao Clube.
Todo jornalista pode falar o que bem entender, desde que exista respeito. Em meio a um momento de violência inaceitável no mundo do futebol, com agressões a profissionais de diversos clubes, tal respeito torna-se ainda mais fundamental. O que aconteceu no sábado foi um insulto gratuito ao Santos e seus oito milhões de torcedores. A instituição Santos FC foi agredida e a liberdade de imprensa não representa liberdade para poder menosprezar qualquer instituição, independente de ser o Santos FC.
Existe uma distância quilométrica entre a crítica e o desrespeito gratuito. A crítica e a divergência de ideias e de opiniões fazem parte do alicerce da democracia. O desrespeito é o gesto mais antidemocrático de todos.
Novamente, o que solicitamos ao UOL é que se posicione se concorda ou não com o termo usado pelo jornalista ao se referir ao Santos – “Ninguém FC”, um clube bicampeão mundial, tricampeão da Libertadores, que teve o maior jogador de todos os tempos, o Rei Pelé.
Queremos um posicionamento do UOL se concorda ou não, por ser corresponsável na publicação do texto. Se concordar, o UOL não será bem-vindo à casa do Santos. O jornalismo precisa ter responsabilidade, sobretudo quando fala para milhares de leitores.
Ao contrário do que o texto tenta passar, o Santos FC nunca promoveu censura e não atende só jornalistas que falam bem do Clube. Sempre respeitamos as matérias negativas em nome da liberdade de expressão. O que queremos é respeito à instituição.
Deixamos claro que o UOL tem bons profissionais, que cobrem o Santos FC e não deveriam estar envolvidos nesse imbróglio, mas o não credenciamento neste jogo foi um protesto do Clube ao esperar uma resposta do portal sobre o termo pejorativo “Ninguém FC”, usado pelo jornalista a serviço do UOL.
Reiteramos: nunca houve censura do Clube e nunca haverá. Só não admitiremos nunca a falta de respeito com o Clube.
Seguimos aguardando um retorno oficial do UOL se aceita ou não o termo e
“Viva o Santos”!”
Veto aos profissionais do site
O que motivou essa situação entre o clube e o portal foi uma coluna publicada pelo jornalista Juca Kfouri, logo depois do empate do Santos contra o Fluminense na primeira rodada do Brasileirão.
O jornalista usou o termo ‘Ninguém FC’ para se referir ao Peixe após o duelo sem gols. Esse fato motivou uma nota oficial do clube, pedindo que Juca Kfouri se desculpasse pela matéria publicada.
Como isso não aconteceu, o Santos negou o credenciamento de imprensa para profissionais do UOL para o confronto desta noite.
Mais detalhes da situação entre Santos x UOL
Após a repercussão da matéria de Juca Kfouri, outros clubes mostraram solidariedade ao Santos. Porém, o jornalista, durante o programa Posse de Bola da última segunda-feira (11), afirmou que não iria “pedir desculpas pelo que não fez”.
Dessa forma, o Peixe optou pelo veto aos demais profissionais do UOL. Ao que tudo indica, a situação será mantida enquanto o portal não se manifestar, conforme citado na nota do clube.

