Home Futebol Matheus Nunes e mais: 10 jogadores que já recusaram atuar pela seleção brasileira

Matheus Nunes e mais: 10 jogadores que já recusaram atuar pela seleção brasileira

A lista mostra que nem todo jogador tem o sonho de atuar pela seleção brasileira

André Salem
Jornalista desde 2016, redator do Torcedores.com desde 2022. Apaixonado pelo futebol brasileiro, escrevo principalmente sobre o Brasileirão Série A.

Todo jogador sonha em jogar na seleção brasileira, seleção mais vitoriosa do futebol até então. Porém, nem todo jogador tem esse carinho pela amarelinha. Alguns jogadores já recusaram atuar pela seleção brasileira para poder se naturalizar em outro país e construir a sua história em outra seleção.

PUBLICIDADE

Veja abaixo uma lista de alguns jogadores que já recusaram convocação para a seleção brasileira: 

Matheus Nunes: O mais recente dessa lista é do meio-campista do Sporting. Ele foi convocado por Tite no ano passado, mas recusou a convocação, pois tinha planos de atuar pela seleção de Portugal, o que acabou acontecendo.

PUBLICIDADE

Diego Costa: O atacante que jogou na temporada passada pelo Atlético-MG, foi convocado por Felipão em 2015 para alguns amistoso, mas recusou. Ele tinha planos de defender a seleção espanhola (na época atuava pelo Atlético de Madrid), além de uma mágoa com a seleção brasileira por nunca ter sido lembrado, enquanto se destacava na Europa. Sua escolha deu certo, já que conseguiu disputar a Copa de 2018 pela Espanha.

Gerson: O ídolo recente do Flamengo, o volante Gerson, que fez parte do time histórico de 2019, recusou ir para a seleção brasileira no final de 2019, alegando que precisava de férias. Depois disso, a relação dele com a seleção deu uma complicada. Era destaque no Flamengo, mas ficava de fora da maioria das convocações de Tite. Diziam que poderia ser por causa disso

Rafinha: O lateral que hoje joga no São Paulo, recusou a seleção brasileira em 2015, quando foi convocado por Dunga para as Eliminatórias. Ele alegou que tinha o sonho de jogar pela seleção da Alemanha, país em que ele viveu por 13 anos (5 anos no Schalke 04 e 8 anos no Bayern). O lateral entendia que, naquele momento, não teria muitas oportunidades na seleção brasileira. E uma vez que o jogador entra em campo em uma partida oficial por uma seleção, ele fica impedido de ser convocado por qualquer outra seleção.

Mário Fernandes: Em 2011, o lateral-direito foi convocado pelo técnico Mano Menezes. Porém, o jogador, na época no Grêmio, pediu dispensa alegando problemas pessoais. Pouco tempo depois, foi vendido para o CSKA, da Rússia, onde se naturalizou russo e acabou jogando a última Copa do Mundo.

PUBLICIDADE

Mauro Silva: o meio-campista que foi tetracampeão do mundo, em 1994, pela seleção brasileira, recusou a amarelinha por um motivo diferente dos demais. Ele foi convocado por Felipão para a Copa América em 2001, que seria disputada na Colômbia, mas recusou por conta de episódios de violência que estava ocorrendo no país sede. Essa recusa afastou o jogador da Copa de 2002.

Zé Roberto: O ídolo do Palmeiras, que disputou a Copa do Mundo de 2006, recusou a amarelinha em 2007, quando foi convocado para a Copa América. Ele entendia que naquele momento, seu ciclo na seleção já havia se encerrado e queria dar espaço para os mais jovens. Na época, Zé estava com 33 anos. Ele foi se aposentar do futebol 10 anos depois, em 2017.

Amauri: Convocado por Dunga para um amistoso contra a Itália, o jogador não quis a convocação, pois tinha panos de defender justamente a seleção italiana. Pouco tempo depois, conseguiu ser convocado para defender a Itália.

Serginho: O lendário lateral do Milan e do São Paulo, Serginho tinha concorrência forte de Roberto Carlos, Júnior e Zé Roberto. O lateral acabou tento pouquíssimas chances na seleção e ficou de fora da Copa de 2002, aonde estava no auge. Após a Copa, acabou sendo convocado, mas a chateação de ter ficado de fora da Copa e por se achar velho demais para a próxima Copa (2006), acabou recusando.

PUBLICIDADE

Leandro: O ídolo do Flamengo foi convocado para a Copa de 1986. Porém, durante a preparação para a Copa, fugiu da concentração com Renato Gaúcho para aproveitar a noite. Na volta, Leandro não conseguiu pular o muro e Renato, em solidariedade ao companheiro, ficou também do lado de fora. Telê Santana, então, cortou Renato da Copa. Repetindo o ato solidário, Leandro pediu dispensa da seleção.