O Boca Juniors foi derrotado dentro e fora de campo na noite de ontem (26), na Neo Química Arena, em São Paulo. No intervalo do jogo contra o Corinthians, um torcedor imitou um macaco para a torcida corintiana e foi detido pela polícia dentro do estádio. No entanto, no dia seguinte ele foi liberado depois do pagamento de uma fiança de R$ 3 mil reais.
O argentino foi indiciado por injúria racial e o valor foi pago por outra pessoa que acompanhava o torcedor durante a viagem. Vale lembrar, que o crime de racismo é inafiançável, como foi enquadrado como injúria racial, foi estipulado o valor de 3 mil reais a ser pago para a liberação do cidadão argentino.
O Caso
Confira o vídeo feito para os corintianos presentes na Neo Química Arena:
Foi esse gesto que motivou a detenção do torcedor do Boca Juniors. O argentino está detido na Arena e deve ser remanejado a outra delegacia. Ele pode ser enquadrado nos crimes de racismo ou injúria racial #trarenacor pic.twitter.com/gEBDWtK7ef
— Bruno Cassucci (@brunocassucci) April 27, 2022
Rapidamente, o Corinthians, por meio de Nota Oficial respondeu em suas redes sociais:
“O Sport Club Corinthians Paulista informa que o torcedor do Boca Juniors denunciado por torcedores do Corinthians por fazer gestos racistas à torcida do Timão –ele imitava um macaco no setor Sul da Neo Química Arena – foi detido e encaminhado ao Posto de Comando da PM do estádio.
Posteriormente, o torcedor foi conduzido para o Departamento De Operações Estratégicas da Polícia Civil, onde foi indiciado por injúria racial – artigo 140, parágrafo 3º do Código Penal.
O Corinthians repudia todo e qualquer ato de racismo e discriminação e agradece à Polícia Militar pela eficiência no apoio prestado. Esse fato só reforça a importância de nossa luta por um futebol sem ódio.”
Ficha Técnica
Corinthians 2×0 Boca Juniors
Data: 26/04/2022
Local: Neo Química Arena, São Paulo (BRA)
Hora: 21h30 (de Brasília)
Cartões amarelos: Fagner, João Victor, Du Queiroz, Renato Augusto e Raul Gustavo (Corinthians); Medina e Benedetto (Boca Juniors)
Gols: Maycon, aos 4′ do 1º tempo (1-0); Maycon, aos 32′ do 2º tempo (2-0)
Corinthians: Cássio; Fagner, João Victor, Raul Gustavo e Fábio Santos; Du Queiroz (Cantillo), Maycon e Renato Augusto (Paulinho); Adson (Gustavo Mantuan), Willian (Gustavo Mosquito) e Jô (Róger Guedes). Treinador: Filipe Almeida.
Boca Juniors: Javier García; Luis Advincula, Carlos Zambrano, Gabriel Aranda e Frank Fabra; Cristian Medina (Zeballos), Guillermo Fernandez e Juan Ramírez (Varela); Oscar Romero, Eduardo Salvio e Luis Vázquez (Benedetto). Técnico: Sebastian Battaglia.

