Na noite desta quarta-feira (13), o River Plate recebeu o Fortaleza no Estádio Monumental de Nuñez, em Buenos Aires, e venceu por 2×0 com gols de Enzo Fernández e De La Cruz, mantendo a campanha 100% dentro do grupo F da Libertadores.
O time brasileiro, por sua vez, perdeu a sua segunda partida na competição e está na lanterna da chave sem ponto.
E uma cena lamentável chamou atenção neste duelo na Argentina. Um vídeo que circula nas redes sociais (veja mais abaixo) mostra um torcedor do River Plate descascando uma banana e a jogando na direção da torcida do Fortaleza, em um ato explícito de racismo.
Ainda durante a provocação, o fã do River fez sinal de “tchau” e depois mandou beijos para os torcedores do Leão, mostrando uma camisa da seleção argentina. Os outros torcedores do time argentino que estavam próximos acharam graça da provocação.
O vídeo foi publicado por um torcedor do time cearense presente ao estádio. Vale destacar que cerca de 2.400 torcedores do Fortaleza viajaram a Buenos Aires para acompanhar o primeiro jogo da história do clube fora do país pela Libertadores.
Confira no vídeo:
O racismo puro, na sua essência. O criminoso na torcida do River joga uma banana para a torcida do Fortaleza. pic.twitter.com/O54cHP1R5V
— Blog do Kempes (@kempao) April 14, 2022
Fortaleza e River Plate se pronunciam
Já na madrugada desta quinta-feira (14), Fortaleza e River Plate repudiaram o episódio com um comunicado oficial divulgado em suas respectivas contas do Twitter. O clube brasileiro pediu punição ao torcedor, enquanto o River garantiu que vai tomar as medidas necessárias.
“O Fortaleza Esporte Clube repudia, de forma veemente, o ato de racismo e xenofobia ocorrido no Estádio Monumental de Núñez por um torcedor da equipe local. O Clube foi bem recebido, a torcida desfrutou Buenos Aires por inteira e o crime, em específico, machuca o esporte”, disse o Fortaleza.
“O racista e xenófobo deve ser identificado, localizado e punido pelas autoridades competentes. Somos 2 milhões de torcedores e torcedoras, somos de todas as classes e de todas as cores. O River Plate, um dos maiores clubes do Mundo, nos recebeu de forma educada, honrosa, o que nada se compara ao ato em questão”, continuou o clube cearense.
“Racismo e xenofobia são crimes, e nossa instituição reforça o pedido de um posicionamento oficial da CONMEBOL Libertadores para a rápida identificação do autor para que todas as medidas cabíveis sejam tomadas”, finalizou o comunicado do Leão.
O River escreveu o seguinte: “O River Plate expressa seu absoluto repúdio aos gestos racistas e xenófobos de um torcedor em direção ao lado visitante, e anuncia que já está tomando as medidas correspondentes para identificar o culpado e aplicar as sanções cabíveis”.
O racista e xenófobo deve ser identificado, localizado e punido pelas autoridades competentes.
— Fortaleza Esporte Clube 🦁 (@FortalezaEC) April 14, 2022
Racismo e xenofobia são crimes, e nossa instituição reforça o pedido de um posicionamento oficial da CONMEBOL Libertadores para a rápida identificação do autor para que todas as medidas cabíveis sejam tomadas.
— Fortaleza Esporte Clube 🦁 (@FortalezaEC) April 14, 2022
River Plate manifiesta su más absoluto repudio ante los gestos racistas y xenófobos de un hincha hacia la parcialidad visitante, y comunica que ya está implementando las medidas correspondientes para identificar al culpable y aplicarle las debidas sanciones. pic.twitter.com/O8v52hwY6L
— River Plate (@RiverPlate) April 14, 2022

