Home Vôlei Vôlei: Brasileiro é suspenso após reagir a suposto racismo na Itália

Vôlei: Brasileiro é suspenso após reagir a suposto racismo na Itália

Yoandy Leal acusa o levantador reserva do Perugia de xingá-lo de “negro de m…” na semifinal no Campeonato Italiano, nesta semana

Wemerson Ribeiro
Formado em Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi, com passagem pelo Portal R7, como estagiário, na editoria de Esportes.

O ponteiro Yoandy Leal, do Modena, foi suspenso pela Liga Italiana depois de partir para cima do levantador Dragan Travica, do Perugia em suposto caso de racismo, nesta semana. O cubano naturalizado brasileiro teria sido xingado de “negro de m…” no encontro válido pela semifinal da competição.

PUBLICIDADE

[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJVU0xyTmpKMyIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]

O episódio aconteceu ao final do duelo, vencido pelo Modena por 3 sets a 1 na quarta-feira (13), e deu início a uma confusão generalizada. Os oficiais da partida tentaram acalmar os ânimos dos atletas se colocando entre eles, mas não conseguiram evitar um chute dado em direção ao sérvio.

PUBLICIDADE

Assista:

PUBLICIDADE

Suposto racismo a Yoandy foi ‘ignorado’

Por conta da reação, a organização da Liga decidiu suspendê-lo por quatro partidas e multou o Perugia em 380 euros (R$ 1,9 mil) pelos objetos atirados pela torcida na quadra. A equipe do brasileiro prometeu entrar com um recurso para reverter a decisão e repudiou a medida:

“O que aconteceu em campo no final da partida 1 foi deplorável, isso não está em questão, mas a desproporção no critério usado pela justiça esportiva é o que mais chama a atenção. Dada a diferença entre as medidas disciplinares tomadas, parece que Yoandy atacou sem motivo algum e sem ter recebido qualquer provocação”.

O apelo do Modena será analisado na próxima terça-feira, ou seja, depois do jogo 2 da série na semifinal, marcado para hoje, às 13h (Brasília). Caso seja liberado para voltar às quadras, Yoandy Leal poderá atuar no dia seguinte à revisão no terceiro encontro contra o Perugia, na quarta-feira, às 15h30.

O outro finalista desta edição da Liga Italiana sairá do encontro entre Trentino x Lube. No primeiro jogo, o time da cidade de Trento não tomou conhecimento do rival e ganhou com facilidade por 3 sets a 0. A segunda partida será amanhã, e a terceira, acontece em simultâneo com a outra semifinal no meio da semana.

PUBLICIDADE