Na última quarta-feira (11), o Palmeiras venceu a Juazeirense pela Copa do Brasil e se classificou para as oitavas de final da competição. Porém, essa partida rendeu mais que uma classificação para a próxima fase, rendeu um recorde pessoal para o treinador Abel Ferreira. O treinador português entrou na lista dos dez treinadores com mais jogos pelo Palmeiras.
Essa foi a partida de número 122 à frente do time palmeirense. O número não conta as partidas dirigidas por seus auxiliares. Com isso, Abel Ferreira igualou Cláudio Cardoso, técnico nos anos 40 e 50. Se considerarmos apenas os treinadores estrangeiros, o português ainda fica atrás de dois técnicos: o argentino Filpo Nuñez, com 153 jogos, e o uruguaio Ventura Cambon, com 305 partidas.
Agora, quando o assunto é títulos, o bicampeão da Libertadores é o técnico estrangeiro com mais títulos pelo Verdão. Além disso, outra marca que Abel carrega no Palmeiras é de ser o treinador que mais comandou e venceu no Allianz Parque.
Os dez técnicos com mais jogos pelo Palmeiras:
1º – Oswaldo Brandão: 562 jogos
2º – Luiz Felipe Scolari: 484 jogos
3º – Vanderlei Luxemburgo: 410 jogos
4º – Ventura Cambon: 305 jogos
5º – Rubens Minelli: 253 jogos
6º – Aymoré Moreira: 196 jogos
7º – Mário Travaglini: 178 jogos
8º – Filpo Nuñez: 153 jogos
9º – Dudu (Olegário Tolói de Oliveira): 141 jogos
10º – Abel Ferreira e Cláudio Cardoso: 122 jogos
Recordes de Abel Ferreira pelo Palmeiras
Até agora, o português Abel Ferreira conquistou pelo Palmeiras os títulos da Libertadores (2020 e 2021), da Copa do Brasil (2020), da Recopa Sul-Americana (2022) e do Paulistão (2022). Além disso, ficou com os vices da Supercopa do Brasil (2021), Recopa Sul-Americana (2021), Paulistão (2021) e Mundial de Clubes (2022).
O atual comandante do Verdão já disputou nove finais de campeonato pelo clube. O recordista é Felipão, com dez participações. Quando o assunto é apenas título, o líder do ranking de conquistas pelo Alviverde é Vanderlei Luxemburgo (8 títulos), seguido por Oswaldo Brandão (7 títulos) e Felipão (6 títulos). Abel Ferreira, com cinco taças, está a um título do amigo Scolari.
Abel Ferreira já é o técnico palmeirense com a maior quantidade de títulos internacionais. A Recopa o fez chegar a três conquistas e superar Felipão, campeão da Copa Mercosul de 1998 e da Libertadores de 1999.
Palmeiras de Abel Ferreira na Libertadores
A grande marca do Abel Ferreira no Palmeiras é a superioridade na principal competição continental. Abel disputou duas Libertadores e venceu as duas. Além disso, quebrou diversos recordes e continua fazendo história. Na atual edição, por exemplo, o Palmeiras quebrou três recordes apenas na goleada por 8 a 1 contra o Petrolero.
Foi a maior goleada da história do Verdão na Libertadores, superando os 7 a 0 sobre o El Nacional, do Equador, em 1995. Também foi a maior vitória da equipe atuando no Allianz Parque em qualquer competição. A goleada por 8 a 1 foi ainda, a maior goleada do técnico Abel Ferreira no comando do Palmeiras. O recorde, até então, era um Palmeiras 6×0 Universitario, na Libertadores de 2021.
Outras marcas que o Palmeiras conseguiu na Libertadores com Abel Ferreira no comando:
Clube brasileiro com mais títulos – 3 títulos (empatado com São Paulo, Santos e Grêmio)
Clube brasileiro com mais participações em finais – 6 vezes (empatado com São Paulo)
Maior série de invencibilidade fora de casa – 20 jogos
Clube brasileiro que mais disputou a Libertadores de forma seguida – 7 vezes (empatado com São Paulo)

