Dirigentes de clubes que participam do Campeonato Brasileiro estiveram reunidos nesta terça-feira (03) para discutir a criação do novo formato da Liga de Clubes do Brasil. Entretanto, apenas assinaram o documento da Libra, nome que está sendo utilizado para a competição.
Além dos quatro grandes de São Paulo e o Red Bull Bragantino, Flamengo, América Mineiro, Ponte Preta e Cruzeiro assinaram o documento. Enquanto isso, Atlético Mineiro e Vasco demonstraram interesse, mas nada concreto de momento.
Por outro lado, o presidente do Athletico, Mario Celso Petraglia foi um dos que se opuseram a ideia, dizendo que “não foi discutido nada”. Na teoria, os clubes organizadores tem como meta iniciar o torneio independente a partir da edição de 2025, sendo tudo organizado propriamente pelos clubes.
Para o presidente do Santos, Andres Rueda, a criação da Liga Independente será motivo de festa na sede da entidade. “Agora é só acertar as arestas e dia 12, com certeza, será uma grande festa na CBF”. Rueda disse também sobre a adesão de todas as equipes das duas principais divisões: “Os 40 clubes são a favor da criação da liga”, completou.
Está previsto para a próxima semana uma nova reunião na entidade maior do futebol nacional para discutir sobre como funcionará.
Entenda o que será essa Liga de Clubes do Brasil
A Liga do Futebol Brasileiro, ou LIBRA, como foi batizada, será um torneio independente organizado pelas equipes a partir de 2025. Um dos motivos para ainda ter fraca adesão é a discussão sobre as cotas de televisão, especialmente dos clubes menores e que fazem parte do movimento Forte Futebol.
Os grandes organizadores da competição são as cinco equipes de São Paulo que disputam a Série A, além do Flamengo. Além dos clubes, o torneio tem parceria com o banco BTG Pactual e a Codajas Sports Kapital (CSK).

