Home Futebol Ex-Palmeiras, Arthur Cabral é o maior goleador brasileiro na Europa; veja o top 10

Ex-Palmeiras, Arthur Cabral é o maior goleador brasileiro na Europa; veja o top 10

Atacante não teve destaque no Palmeiras, mas está brilhando na Europa

André Salem
Jornalista desde 2016, redator do Torcedores.com desde 2022. Apaixonado pelo futebol brasileiro, escrevo principalmente sobre o Brasileirão Série A.

O atacante brasileiro Arthur Cabral, com passagem por Palmeiras e Ceará, é pelo segundo ano consecutivo, o brasileiro que mais balançou as redes na Europa durante uma temporada.

PUBLICIDADE

Na temporada 2021/22, Arthur Cabral anotou 29 gols, sendo 27 atuando pelo Basel, da Suíça, enquanto os outros dois foram marcados com a camisa da Fiorentina, na Itália. Na temporada passada, o atacante marcou 20 gols e também foi o brasileiro que mais marcou gols de forma isolada.

O levantamento leva em consideração os jogadores que atuam na primeira divisão das 20 principais ligas nacionais do Velho Continente de acordo com os coeficientes da Uefa: Inglaterra, Espanha, Itália, Alemanha, França, Portugal, Holanda, Áustria, Escócia, Rússia, Sérvia, Ucrânia, Bélgica, Suíça, Grécia, República Tcheca, Noruega, Dinamarca, Croácia e Turquia.

PUBLICIDADE

O curioso é que Arthur Cabral, em sua segunda temporada artilheira, praticamente nunca foi lembrado por Tite para a seleção. Ele foi para a Fiorentina com a missão de substituir Vlahović, negociado com a Juventus, além de estar em uma liga maior em ano de Copa do Mundo. Mas, o plano deu errado e ele seguiu ignorado por Tite.

Aliás, no top 10 dos brasileiros que mais marcaram gols na Europa, a maioria dos jogadores não está nos planos de Tite para a Copa. Inclusive, entre os centroavantes que o treinador costuma convocar, apenas Gabriel Jesus aparece nessa lista.

Matheus Cunha (Atlético de Madrid), Richarlison (Everton) e Roberto Firmino (Liverpool), que também disputam essa posição, não fizeram gols o suficiente para aparecerem no top 10.

Neymar, que durante muito tempo foi o principal nome brasileiro na Europa, quase ficou de fora da lista também. Em uma temporada em que passou muito tempo no departamento médico, o camisa 10 do Paris Saint-Germain só anotou 12 gols e ficou no oitavo lugar. Na temporada passada, Neymar ficou em segundo.

PUBLICIDADE

O ranking é formado majoritariamente por nomes bem conhecidos do torcedor, mas também conta com algumas surpresas, como por exemplo, o meia-atacante Evander, ex-Vasco, que defende o Midtjylland, da Dinamarca, e Samuel Lino, atacante do Gil Vicente, de Portugal, mas que já está negociado com o Atlético de Madrid para a próxima temporada.

Veja o ranking dos artilheiros brasileiros na temporada 2021/22

1 – Arthur Cabral (Basel-SUI e Fiorentina-ITA): 29 gols
2 – Evanilson (Porto-POR): 21 gols; e Vinícius Júnior (Real Madrid-ESP): 21 gols
4 – Evander (Midtjylland-DIN): 16 gols
5 – Samuel Lino (Gil Vicente-POR): 14 gols; e Tiquinho Soares (Olympiacos-GRE): 14 gols
7 – Gabriel Jesus (Manchester City-ING): 13 gols
8 – Antony (Ajax-HOL): 12 gols; Neymar (Paris Saint-Germain-FRA): 12 gols; e Tetê (Shakhtar Donetsk-UCR e Lyon-FRA): 12 gols

Veja o ranking da temporada passada, onde Arthur Cabral também liderou

1 – Arthur Cabral (Basel-SUI) – 20 gols
2 – Danilo (Twente-HOL) – 17 gols; e Neymar (Paris Saint-Germain-FRA) – 17 gols
4 – Carlos Júnior (Santa Clara-POR) – 16 gols; e João Pedro (Cagliari-ITA) – 16 gols
6 – Rodrigo Pinho (Marítimo-POR) – 15 gols
7 – Gabriel Jesus (Manchester City-ING) – 14 gols
8 – Danilo (Nea Salamis-CHP) – 13 gols; e Richarlison (Everton-ING) – 13 gols
10 – Matheus Pereira (West Bromwich-ING) – 12 gols

Aos 24 anos, Arthur Cabral recupera o bom futebol na Europa após ser praticamente deixado de lado no Palmeiras, em 2019. Foram apenas cinco jogos com a camisa do Verdão, com um gol marcado. Sem espaço no Alviverde, o atacante foi emprestado para o Basel e depois comprado em definitivo pelo clube suíço.

PUBLICIDADE