CBF divulga áudio de clássico entre Corinthians e São Paulo com lance polêmico de Renato Augusto
Lance gerou debate entre torcedores e poderia ter mudado o resultado da partida no Brasileirão Série A no domingo (22)
Reprodução
A CBF divulgou ontem o áudio referente ao lance polêmico envolvendo o Renato Augusto na partida entre Corinthians e São Paulo no último domingo (22). O possível pênalti que deixou de ser marcado para os visitantes gerou polêmica e poderia ter sacramentado a primeira vitória do Tricolor na Neo Química Arena.
[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiI3eWtqYWd0QSIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]
A jogada em questão aconteceu aos 18′ do 1º tempo em Itaquera. Após uma cobrança de escanteio na área do Timão, o atacante Jô tentou afastar a bola e a cabeceou em direção ao chão, onde estava Renato Augusto. Ao perceber a redonda indo em sua direção, o meia estende os braços e espalma para o lado.
Apesar das reclamações dos jogadores do São Paulo, o jogo seguiu sem a interferência da equipe de arbitragem de vídeo (VAR). Ao final do clássico, os tricolores reclamaram do suposto erro e tiveram o apoio de uma parte da mídia esportiva. O apresentador Neto, do “Os Donos da Bola”, da Band, exclamou: “Como que não dá um pênalti desse?”.
O áudio divulgado pela CBF mostra como foi a interpretação do apitador no lance. Segundo relatou o árbitro principal, Wilton Pereira Sampaio, a marcação da infração não se justificou pois o Renato Augusto “estava no chão”. Direto da cabine das imagens, a responsável pelo recurso entendeu que o meia colocou a mão na bola “para se defender”.
Confira a transcrição:
— Daiane (VAR): Ele (Jô) cabeceia no próprio companheiro que pra se defender coloca a mão na bola. Porém, pra mim, essa mão não é infração, ok? Ele não está em ação de bloqueio. Wilton!
— Wilton (Árbitro principal): Oi, Daiane.
— Daiane: Existe a mão do jogador defensor, porém ele está no chão, não está em ação de bloqueio. Ele coloca essa mão na bola pra se defender, tá bom?
— Wilton: Ok, o mesmo que eu vi, Daiane. Obrigado, tá?
— Daiane: Perfeito, Wilton, seguimos.
Assista ao lance:
A bola bate na mão do Renato Augusto que está com o braço aberto dentro da área. Mesmo que não seja intencional, a regra diz que deveria ser marcado pênalti para o São Paulo.
VAR Fail ❌
— VAR Check Brazil Ⓜ️ (@VAR_Brazil) May 23, 2022
Ouça o áudio:
São Paulo vive tabu
A jogada foi muito reclamada pelos representantes do São Paulo pois daquele pênalti poderia sair o gol que mudaria o resultado do jogo. Sem a sua marcação, os times empataram em 1×1, com gols de Calleri e Adson, em mais uma partida sem vitória do Tricolor na Neo Química Arena.
Ao todo, o clássico registra 16 confrontos na casa corintiana com dez vitórias do Timão e seis empates. O aproveitamento dos visitantes em Itaquera não ultrapassa os 12,5%.


