Home Futebol Morre goleiro ex-Fluminense, Botafogo e seleção brasileira

Morre goleiro ex-Fluminense, Botafogo e seleção brasileira

Ex-arqueiro Wendell atuou entre a década de 60 e 80 pelo Glorioso e Flu e esteve na seleção até 2006

Luciano Ferreira
Jornalista formado pelo Instituto de Ciências Sociais e Comunicação (ICSC) da Universidade Paulista e com especialização em Jornalismo Esportivo em curso pela Faculdade Cásper Líbero. Sou apaixonado por futebol e amo escrever. Desde 2018 escrevo para blogs e sites, além de produzir conteúdo sobre esportes em geral para o Torcedores.com, onde ingressei em 2020 e passei a ter uma maior regularidade nas publicações em 2022. Experiência com cobertura de futebol e basquete para a Wecel Mídia.

Wendell, ex-goleiro do Fluminense, Botafogo e seleção morreu nesta segunda-feira (23). Além de seu envolvimento com o futebol como jogador, ele integrou a comissão técnica da seleção brasileira em três Copas do Mundo.

PUBLICIDADE

O ex-goleiro, portanto, colecionou ao longo da carreira passagens pelos dois rivais do Rio de Janeiro. Além disso, defendeu a seleção como jogador e atuou na comissão técnica como preparador de goleiros em 1994 (Copa do Mundo dos EUA), em 1998 (Copa do Mundo da França) e em 2006 (Copa do Mundo da Alemanha).

Wendell morreu aos 74 anos e chegou a duas finais de Copa do Mundo como profissional da seleção; o Brasil venceu uma delas, em 1994, na campanha liderada por Romário e Bebeto.

PUBLICIDADE

Quem é Wendell, ex-Glorioso, Flu e seleção?

Botafogo

Wendel Lucena Ramalho se formou nas categorias de base do Glorioso. Era conhecido também como “goleiro da camisa amarela”. Na equipe da General Severiano colecionou duas passagens: a primeira em 1968 e a segunda entre 1971 e 1977.

Com o Botafogo, o ex-jogador participou da campanha do vice-campeonato brasileiro de 1971; torneio o qual perdeu para o Atlético-MG.

Fluminense

Contudo, a passagem de Wendell no Fluminense foi mais curta do que a no Glorioso. Isto porque no Tricolor, ele atuou apenas em uma oportunidade entre os anos 1977 e 1979.

No entanto, ainda deu tempo de conquistar um título. Isso porque Wendell e Flu levantaram o Troféu Teresa Herrera, na Espanha.

PUBLICIDADE

Seleção brasileira

Durante sua carreira, o ex-goleiro foi, portanto, convocado para seleção em 7 oportunidades entre 1973 e 1974. No entanto, uma lesão tirou Wendell da condição de titular na Copa do Mundo de 1974. Conquanto, o ex-jogador foi substituído por Emerson Leão.

O Botafogo lamentou, em nota, o falecimento de Wendell:

“O Botafogo de Futebol e Regatas lamenta o falecimento de Wendell, ex-goleiro do clube, que nos deixou aos 74 anos, na madrugada desta segunda-feira (23/05), em Recife, onde morava com sua família. O clube manifesta solidariedade e deseja força aos familiares e amigos neste momento difícil”.