| FLAMENGO | 0-1 | BOTAFOGO |
|---|
Em clássico disputado neste domingo (8) com mais de 50 mil pessoas no Estádio Mané Garrincha, o Botafogo venceu o Flamengo por 1 a 0 e chegou ao G-6 do Brasileirão.
Os primeiros dez minutos foram movimentados e ficaram marcados por um equilíbrio entre as duas equipes, mas o rubro-negro conseguiu na primeira metade do 1º tempo impor seu ímpeto ofensivo diante do alvinegro carioca, pressionando nas saídas, sem conseguir dar campo ao adversário.
A chance inicial do jogo foi do Flamengo com escapada de Arrascaeta pela esquerda com levantamento preciso para William Arão testar firme na trave na grande chance do primeiro tempo.
Em outra chance enorme, Gabigol ficou no 1v1 contra o goleiro Gatito Fernández que conseguiu uma ótima defesa e evitou o gol rubro-negro. No entanto, aos 25′, veio o lance de maior impacto.
Num cruzamento preciso de Éverton Ribeiro pelo lado direito, Gabigol se adiantou à marcação e testou firme para vencer o goleiro Gatito. Porém, o VAR impediu alegando impedimento no lance, mas a linha traçada pela arbitragem de vídeo levantou dúvidas quanto ao momento certo do frame analisado.
A segunda metade do primeiro tempo ficou marcado por um Botafogo melhor no aspecto defensivo após a saída de Sauer para a entrada de Diego Gonçalves, mas o cartão amarelo de Saravia ainda era incômodo no Botafogo pois todos os duelos contra Bruno Henrique estavam sendo perdidos.
Contudo, a volta do intervalo trouxe um Botafogo mais organizado e ofensivo, disposto à pressionar as saídas do rubro-negro e impor maior velocidade nos contra-ataques. Essa estratégia acabou dando certo pois Erison foi fatal ao arriscar um chute firme de fora da área e contou com erro de William Arão pelo lado esquerdo, acertando no ângulo direito e abrindo o placar.
Aproveitando o embalo, o Fogão quase ampliou o placar com Tchê Tchê recebendo dentro da área para bater firme, mas Hugo Souza defendeu. Na tentativa de resposta, Bruno Henrique recebeu pela esquerda e avançou para soltar um chute firme e parar numa grande defesa do goleiro Gatito Fernández.
Na sequência do segundo tempo, o rubro-negro teve maior domínio da posse e a equipe de Luis Castro novamente se fechou no campo defensivo. Paulo Sousa acionou Rodinei e João Gomes para a sequência de jogo.
Aos 27′, uma nova chance enorme do Flamengo. Em cobrança de escanteio, a bola sobrou para Everton Ribeiro pegar de primeira de fora da área e quase empatar pouco antes da parada técnica. Romildo e Matheus Nascimento foram acionados por Luis Castro para a reta final do jogo, enquanto Paulo Sousa apostou em Lázaro.
No primeiro lance após a paralisação de hidratação aos 34′, Lázaro dominou e chutou colocado parando em defesa espetacular de Gatito Fernández para evitar o gol. O goleiro quase se complicou no lance seguinte após se atrapalhar com o domínio da bola na dividida com Bruno Henrique, mas a sobra não ficou com nenhum jogador do Flamengo.
Aos 41′, o Botafogo quase matou o jogo após grande passe de Cuesta para Diego Gonçalves surgir na área. O atacante abriu e chutou firme, parando em boa defesa de Hugo Souza que salvou o Flamengo. Na resposta rubro-negra, Lázaro recebeu em contra-ataque e chutou no canto, mas Gatito fez mais uma nova grande defesa.
Com oito minutos de acréscimo a reta final ficou muito quente (no campo e nas condições em Brasília com o retorno do sol que ficou ausente durante a maioria da segunda etapa). O Botafogo ocupou o campo defensivo com bloco baixo e muito compacto, dificultando maior dinâmica na troca de passes do Flamengo.
Aos 50′, o rubro-negro teve chance enorme na bola parada com cobrança de escanteio. Lázaro cobrou na primeira trave e Arrascaeta bateu em cima de Gatito, que voltou a salvar o Botafogo na finalização de David Luiz em testada firme de primeira, fazendo a defesa com a ponta dos dedos.
No último lance do jogo, aos 53 minutos, Gabigol foi à linha de fundo e tocou na área para David Luiz receber dentro da área com liberdade total, mas o zagueiro isolou a chance final e a vitória ficou com o rival alvinegro.
FICHA TÉCNICA
FLAMENGO 0-1 BOTAFOGO
Data: 08/05/2022, 11:00
Estádio: Estádio Mané Garrincha
Árbitro: Anderson Daronco (Fifa/RS)
Assistentes: Bruno Boschilla (Fifa/RS) e Rafael da Silva Alves (Fifa/RS)
VAR: Daniel Nobre Lins (RS)
Gols: 2T 6′ Erison (BOT)
Flamengo: Hugo Souza; Isla (Rodinei), Willian Arão, David Luiz e Filipe Luis (Ayrton Lucas); Thiago Maia (Jõao Gomes), Andreas Pereira, Arrascaeta, Everton Ribeiro, Bruno Henrique e Gabigol.
Botafogo: Gatito; Saravia (Hugo), Kanu, Cuesta e Daniel Borges; Tchê Tchê, Luís Oyama e Lucas Fernandes (Del Piage); Victor Sá, Gustavo Sauer (Diego Gonçalves) e Erison (Matheus Nascimento).

