Luiz Neto assina primeiro contrato profissional na Europa, tendo atuado apenas pelo Taubaté (aos 15 anos) no Brasil. Contudo, partiu para o Velho Continente com a família em busca da realização de um sonho.
O jogador, que atua como zagueiro, assinou seu primeiro contrato profissional com FC Vizela, de Portugal, até 2025. Luiz Neto, no entanto, vai integrar o plantel Sub-23 da equipe portuguesa.
Luiz Neto foi um dos principais jogadores do Sub-19 do FC Vizela na temporada, fator que lhe rendeu estender sua ligação com a equipe portuguesa e primeiro contrato profissional da carreira em solo europeu.
“É uma sensação única ter assinado o meu primeiro contrato profissional, ainda mais sendo com o FC Vizela, que é um clube pelo qual tenho uma paixão e um carinho gigantes. Nunca acreditei que seria recebido e acolhido tão bem”, disse Neto, instantes depois de assinar seu primeiro vínculo profissional.
“Sonhava em ser profissional de futebol, é daqueles sonhos que nunca se sabe se está próximo ou não de ser concretizado. Alguns demoram mais, outros menos. Estou muito feliz por ter assinado com o Vizela”, revelou ao site do clube.
Quem é Luiz Neto?
O Taubaté foi, portanto, o único time que o zagueiro brasileiro atuou no Brasil. Luiz Neto ainda estava com apenas 15 anos de idade. Após isso, o atleta rumou-se para Portugal com a família para integrar a equipe Sub-17 do Nogueirense.
Luiz Neto depois integrou o Sub-19 da equipe. Conquanto, a partir daí começou a ser notado pelo FC Vizela. Na sequência, veio, portanto, a mudança de ares do brasileiro.
“Espero que esta temporada seja muito boa para todos, quer no Sub-23, quer na equipe profissional. Penso que poderemos ir muito longe e atingir objetivos altos, com o apoio que a estrutura dá às equipes”, destacou.
“A temporada que terminou foi muito boa individual e coletivamente. Fomos e somos uma família. Agora é descansar um pouco, relaxar e quando voltar é para estar a 100% ou até mais”, afirmou o zagueiro brasileiro.
Vale ressaltar que, Luiz Neto é, portanto, primo de Rodrigo Beckham, o qual teve passagens por alguns clubes grandes do Brasil. Entre eles, Corinthians, Atlético-MG, Athletico-PR e Vasco da Gama. Além disso, Beckham ainda passou pela Premier League, ao vestir a camisa do Everton.
O jogador aposentou em 2014, mas ainda deu tempo de ser a principal influência de Luiz Neto.
“Assim começou a paixão, mas nunca com a obrigatoriedade de ser jogador. Fui deixando fluir. Mais tarde, quando decidi vir para Portugal, a minha família abraçou o sonho comigo e viemos todos”, finalizou o brasileiro Luiz Neto.

