Home Futebol Brasileiro assina primeiro contrato na Europa sem nunca ter atuado profissionalmente no Brasil

Brasileiro assina primeiro contrato na Europa sem nunca ter atuado profissionalmente no Brasil

Luiz Neto, de 19 anos, é primo de jogador com passagens por Corinthians, Atlético-MG, entre outros, e vai atuar no FC Vizela

Luciano Ferreira
Luciano Ferreira é um jornalista graduado no Instituto de Ciências Sociais e Comunicação (ICSC) da Universidade Paulista - UNIP desde 2021. Atuou anteriormente na cobertura de futebol e basquete na agência Wecel Mídia. Atualmente trabalha como redator de esportes no Torcedores.com.

Luiz Neto assina primeiro contrato profissional na Europa, tendo atuado apenas pelo Taubaté (aos 15 anos) no Brasil. Contudo, partiu para o Velho Continente com a família em busca da realização de um sonho.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O jogador, que atua como zagueiro, assinou seu primeiro contrato profissional com FC Vizela, de Portugal, até 2025. Luiz Neto, no entanto, vai integrar o plantel Sub-23 da equipe portuguesa.

Luiz Neto foi um dos principais jogadores do Sub-19 do FC Vizela na temporada, fator que lhe rendeu estender sua ligação com a equipe portuguesa e primeiro contrato profissional da carreira em solo europeu.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

“É uma sensação única ter assinado o meu primeiro contrato profissional, ainda mais sendo com o FC Vizela, que é um clube pelo qual tenho uma paixão e um carinho gigantes. Nunca acreditei que seria recebido e acolhido tão bem”, disse Neto, instantes depois de assinar seu primeiro vínculo profissional.

“Sonhava em ser profissional de futebol, é daqueles sonhos que nunca se sabe se está próximo ou não de ser concretizado. Alguns demoram mais, outros menos. Estou muito feliz por ter assinado com o Vizela”, revelou ao site do clube.

Quem é Luiz Neto?

O Taubaté foi, portanto, o único time que o zagueiro brasileiro atuou no Brasil. Luiz Neto ainda estava com apenas 15 anos de idade. Após isso, o atleta rumou-se para Portugal com a família para integrar a equipe Sub-17 do Nogueirense.

PUBLICIDADE

Luiz Neto depois integrou o Sub-19 da equipe. Conquanto, a partir daí começou a ser notado pelo FC Vizela. Na sequência, veio, portanto, a mudança de ares do brasileiro.

PUBLICIDADE

“Espero que esta temporada seja muito boa para todos, quer no Sub-23, quer na equipe profissional. Penso que poderemos ir muito longe e atingir objetivos altos, com o apoio que a estrutura dá às equipes”, destacou.

“A temporada que terminou foi muito boa individual e coletivamente. Fomos e somos uma família. Agora é descansar um pouco, relaxar e quando voltar é para estar a 100% ou até mais”, afirmou o zagueiro brasileiro.

Vale ressaltar que, Luiz Neto é, portanto, primo de Rodrigo Beckham, o qual teve passagens por alguns clubes grandes do Brasil. Entre eles, Corinthians, Atlético-MG, Athletico-PR e Vasco da Gama. Além disso, Beckham ainda passou pela Premier League, ao vestir a camisa do Everton.

O jogador aposentou em 2014, mas ainda deu tempo de ser a principal influência de Luiz Neto.

PUBLICIDADE

“Assim começou a paixão, mas nunca com a obrigatoriedade de ser jogador. Fui deixando fluir. Mais tarde, quando decidi vir para Portugal, a minha família abraçou o sonho comigo e viemos todos”, finalizou o brasileiro Luiz Neto.

Better Collective