Home Futebol “Toca no Calleri que é gol”: números do atacante do São Paulo em clássicos impressionam

“Toca no Calleri que é gol”: números do atacante do São Paulo em clássicos impressionam

Calleri é um dos destaques do São Paulo na temporada

André Salem
Jornalista desde 2016, redator do Torcedores.com desde 2022. Apaixonado pelo futebol brasileiro, escrevo principalmente sobre o Brasileirão Série A.

Autor do gol Tricolor no clássico contra o Corinthians, no último domingo (22), o argentino Jonathan Calleri comprova que é um dos grandes artilheiros no futebol brasileiro na atualidade. Na temporada, o atacante já marcou 15 gols e é o artilheiro isolado do Brasileirão, com 7 gols.

PUBLICIDADE

Se “toca no Calleri que é gol”, em especial, os companheiros têm tocado bastante para ele em clássicos. Desde que voltou ao Tricolor, no meio do ano passado, Calleri disputou 11 clássicos e não participou de gols em apenas três: as derrotas por 1 a 0 e 4 a 0 para o Palmeiras e a vitória por 3 a 0 sobre o Santos, todas no Paulistão deste ano.

Nos outros sete clássicos, o argentino marcou sete gols e deu uma assistência. Foram dois gols contra o Santos, dois contra o Palmeiras e três bolas na rede contra o Corinthians, além de um passe para gol.

PUBLICIDADE

Essa melhora em clássicos é a grande mudança do jogador em relação à primeira passagem dele pelo clube, em 2016. Na ocasião, Calleri participou de quatro clássicos (dois contra o Santos, um contra o Corinthians e um contra o Palmeiras) e não marcou nenhum gol, nem deu assistência.

Números impressionam não só em clássicos

Se engana quem pensa que Calleri melhorou apenas no desempenho em clássicos. O argentino se tornou um jogador muito mais decisivo. Se considerarmos os jogos em que os gols do atacante influenciaram diretamente no resultado, Calleri praticamente dobrou sua importância.

Em 2016, Calleri fez 31 jogos e garantiu diretamente 12 pontos para o São Paulo com seus gols. Desde que voltou, o argentino participou de 42 jogos e já garantiu 23 pontos ao clube. A conta é feita considerando jogos em que o gol dele fez uma derrota virar empate ou um empate virar vitória.

Veja os números de Jonathan Calleri pelo São Paulo:

PUBLICIDADE

2016

31 jogos
16 gols
0 assistências
Desempenho em clássicos: 0 gols e 0 assistências em quatro jogos

2021/22

42 jogos
20 gols
1 assistência
Desempenho em clássicos: 7 gols e uma assistência em 10 jogos

PUBLICIDADE

Calleri está entre os maiores estrangeiros da história do Tricolor

No clássico contra o Corinthians, Calleri marcou o gol de número 36 com a camisa do São Paulo. Com isso, falta apenas mais um gol para ele entrar no top 5 de jogadores com mais gols na história do clube, empatando com o colombiano Aristizábal e o uruguaio Dario Pereyra, ambos com 37 gols.

Maiores artilheiros estrangeiros da história do São Paulo:

1º – Pedro Rocha – uruguaio – 119 gols
2º – Sastre – argentino – 56 gols
3º – Albella – argentino – 46 gols
4º – Barrios – paraguaio – 40 gols
5º – Aristizábal – colombiano – 37 gols
Dario Pereyra – uruguaio – 37 gols

Maiores artilheiros do século

Além de estar entre os estrangeiros que mais fizeram gols pelo clube, Calleri pode entrar em outra lista histórica do Tricolor, o top 10 jogadores que mais fizeram gols no século. O argentino, que tem 36 gols, precisa que toquem mais quatro vezes para ele entrar na 10ª posição, empatando com Grafite, que tem 40 gols.

PUBLICIDADE

Maiores artilheiros do São Paulo neste século:

1º – Luis Fabiano – 212 gols
2º – Rogério Ceni – 112 gols
3º – França – 69 gols
4º – Dagoberto – 61 gols
5º – Hernanes – 56 gols
6º – Borges – 54 gols
7º – Kaká- 51 gols
8º – Alexandre Pato – 47 gols
9º – Washington – 45 gols
10º – Grafite – 40 gols