Home Futebol Ceará encaminha contratação de atacante da seleção equatoriana; saiba os detalhes

Ceará encaminha contratação de atacante da seleção equatoriana; saiba os detalhes

Após passar por Holanda e México, Renato Ibarra chega com status de principal contratação do Ceará em 2022

Wilson Pimentel
Jornalista esportivo desde 1998. Cobriu os principais eventos esportivos da última década. Passou pelas redações do SBT, Record TV, CNT, Esporte Interativo, Rádio Tupi, Rádio Brasil e Rádio Manchete. É correspondente de veículos de comunicação da Colômbia, Croácia, Paraguai e Portugal. Está no Torcedores.com desde 2019.
PUBLICIDADE

O Ceará está próximo de fechar a contratação do atacante Renato Ibarra, do Club Tijuana, do México. Com vínculo até julho de 2023, o atleta chegou a um acordo para conseguir ser liberado em definitivo para o Vozão.

O Torcedores.com apurou que o Ceará vai investir US$ 1,5 milhão (R$ 7,2 milhões, pela cotação atual) para adquirir os direitos econômicos junto ao clube mexicano. Agora, as partes envolvidas trocam documentos a fim de oficializar a vinda do atleta para o Brasil.

A negociação está sendo conduzida pelos empresários Victor Leonel, Luiz Cláudio Nunes e Kleberson Silva, da VLK Sports, que têm grande entrada no futebol mexicano onde são conhecidos neste tipo de operação.

PUBLICIDADE

Ainda segundo apurou a reportagem, Renato Ibarra assinará contrato com o Ceará válido por três temporadas. O acordo ainda prevê bonificações por metas atingidas e títulos conquistados durante sua passagem pelo clube cearense.

O novo reforço já se despediu de seus colegas de clube mexicano e é esperado em Fortaleza nos próximos dias para assinar contrato com o Ceará. No Vozão, Renato Ibarra deve assumir a titularidade imediatamente.

Afinal, o técnico Dorival Júnior não dispõe de um ponta-direita com status de incontestável no elenco alvinegro. Após ser analisado, o equatoriano de 31 anos teve sua contratação aprovada pelo Centro de Inteligência e Análise de Mercado do Ceará.

No Clube Tijuana, Renato Ibarra foi titular em 11 das 13 partidas que disputou no Campeonato Mexicano. Desde 2016 no México, o atacante soma passagens por outros dois tradicionais clubes de lá: América e Atlas.

PUBLICIDADE

Renato Ibarra mira Copa do Mundo

Antes de acertar com o Ceará, Renato Ibarra recebeu ofertas de clubes da Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai. No entanto, o atacante optou pela transferência para o Ceará pela devido a projeção obtida no cenário nacional e internacional nos últimos anos.

Longe da seleção equatoriana desde 2020, o jogador sonha em disputar sua segunda Copa do Mundo. Por isso, é importante que ele seja titular em uma liga que lhe permita atuar em alto nível a fim de brigar por uma vaga no grupo.

Desde o início das tratativas com o Ceará, Renato Ibarra teve a anuência do técnico Gustavo Alfaro. Afinal, o argentino de 59 anos faz planos de levar o ídolo equatoriano para o Mundial do Catar. Vale lembrar que o atacante disputou 49 partidas e fez um gol pela seleção.

Renato Ibarra defendeu o Equador na Copa do Mundo de 2014. No Mundial do Brasil, ele atuou 29 minutos no empate em 0 a 0 com a França na fase de grupos. Além disso, esteve presente em duas edições da Copa América: 2015 e 2019.

PUBLICIDADE

A carreira de Renato Ibarra

Revelado pelo El Nacional, Alex Renato Ibarra Mina é apontado como um dos principais jogadores do futebol equatoriano na atualidade. Afinal, ele deixou o país quando tinha 21 anos para atuar na Europa.

Em junho de 2012, o atacante foi contratado pelo Vitesse onde ficou por cinco temporadas. Lá, disputou 146 partidas e marcou 12 gols. Nesse meio tempo, foi eleito três vezes o melhor estrangeiro em atividade na Holanda.

Posteriormente, o jogador se transferiu para o México se constituindo em um dos maiores ídolos da história recente do América. Em cinco temporadas, conquistou a Copa dos Campeões do México (2019), o Campeonato Mexicano (2018) e a Taça do México (2018/2019).

Cinco golaços de Renato Ibarra pelo América do México. Veja o vídeo!

[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJRcmwyZGFXayIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]

PUBLICIDADE