Home Basquete Celtics supera Heat e avança para as finais da NBA

Celtics supera Heat e avança para as finais da NBA

Boston vence a conferência Leste depois de 12 anos e enfrentará o Golden State Warriors na final da liga

Daniel Magalhães
Amante de esportes

A Conferência Leste da NBA tem um campeão! Após um grande jogo fora de casa, o Boston Celtics venceu o Miami Heat pelo placar de 100 x 96 e jogará as finais da NBA. Em uma partida nervosa, Boston conseguiu impôr sua defesa, contou com uma bela noite de Jayson Tatum (que conseguiu o MVP das finais do Leste) e ganhou um título que, no meio da temporada, parecia improvável. O time que chegou a estar fora da zona de play-in durante a temporada regular, se recuperou, se reinventou e consegue chegar na grande final de 2022. Pelo lado de Miami, a frustração fica por conta das atuações memoráveis de Jimmy Butler na série, que mesmo com o joelho machucado, conseguiu levar seu time até o último minuto da série com chances de vitória.

PUBLICIDADE

Campeões do Leste, mas com sufoco

O Boston Celtics começou o jogo com tudo. Impondo sua forte e defesa e saindo em transição pra encontrar o sistema defensivo do Heat desarrumado, a equipe de Boston conseguiu abrir vantagem logo de início. Aos poucos, o Miami Heat foi tentando equilibrar o jogo com jogadas individuais de Jimmy Butler e Bam Adebayo, mas não eram suficientes pra encostar no placar. Tyler Herro, 6° homem da temporada e um dos principais jogadores de Miami, até tentou enfrentar sua lesão na virilha e entrar em quadra, mas estava nítido que sua condição física não era a ideal. Jimmy Butler apareceu de forma avassaladora nesse quarto, e comandou o time. Assim, o jogo foi se arrastando com o Celtics segurando a vantagem na casa dos 10 a 15 pontos, mas um pouco antes do 2° quarto acabar, o Miami Heat conseguiu cavar faltas importantes, ir à linha do lance livre e levar apenas 6 pontos de desvantagem pro intervalo.

PUBLICIDADE

Voltando do intervalo, o cenário era o mesmo. Eram 2 das melhores defesas da liga se enfrentando, então as duas equipes queriam prevalecer no sistema defensivo pra rapidamente pegarem o rebote e saírem rápido pro ataque, a fim de encontrar a defesa adversária espaçada e desarrumada. Os 2 times batalharam durante o período, mas a vantagem do Celtics foi pro 4° quarto em apenas 7 pontos.

O Heat lutava pela vida na NBA no último período, então veio com todas suas forças. Jimmy Butler e Bam Adebayo não descansaram no 2° tempo, Kyle Lowry, que também estava machucado, ficou fora de quadra apenas 2 minutos e Miami diminuiu a desvantagem pra 3 pontos. O Celtics respondeu rapidamente, e levou uma vantagem confortável de 13 pontos pros últimos 3 minutos de partida. Entretanto, o Heat se recusava a desistir do jogo, e lutou até o fim. Após uma corrida de 9-0, Miami teve uma posse crucial, faltando 2 segundos e perdendo por apenas 2 pontos. Jimmy Butler, o craque do time e melhor jogador da partida até então, tentou uma bola de 3 pra virar o jogo, mas errou e o rebote foi do Boston Celtics. Assim, o Heat tentou voltar o placar para uma posse de diferença, mas não obteve sucesso. O Celtics defendeu e se sagrou campeão do Leste. Jayson Tatum foi eleito o MVP das finais da Conferência Leste, que por uma ironia do destino, leva o nome do astro histórico de Boston, Larry Bird.

Agora, Boston terá 4 dias de descanso e volta às quadras na quinta-feira para o jogo 1 da grande final da NBA, contra o Golden State Warriors. O jogo será em San Francisco, às 22:00, com transmissão exclusiva da ESPN.