Champions League anuncia novo formato com pontos corridos; entenda
Mudança drástica confirmada pela Uefa passará a ser colocada em prática a partir da temporada 2024/2025 na Europa
Divulgação / UEFA
A Uefa confirmou hoje (10) a mudança no formato de sua principal competição de clubes, a Champions League. A alteração radical do modelo atual foi anunciada em conjunto com o aumento do número dos participantes da competição, que passou de 32 times para 36.
[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJzcGY3TlVpRiIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]
Segundo a entidade, a mudança tem como objetivo a ampliação da competitividade e um equilíbrio maior entre as equipes. Além disso, o fator financeiro também foi levado em consideração no momento da escolha: “[O formato vai] gerar receitas sólidas que poderão ser repassadas para os clubes, ligas e às raízes do futebol por todo continente”, defendeu.
⚽ The #UEFAExCo has approved the final format and access list for UEFA club competitions from the 2024/25 season.
✅ No more access granted based on club coefficients.
✅ Eight matches instead of ten in the new league phase.
Full details: ⬇️#UCL #UEL #UECL
— UEFA (@UEFA) May 10, 2022
O Comitê Executivo da Uefa ampliou essas mudanças não somente para a Champions League, que é o seu maior produto, como também para a Europa League e a Conference League. O “Modelo Suíço”, como chamaram, será colocado em prática a partir de 2024/2025, ou seja, a próxima edição seguirá com o padrão tradicional.
Entenda o novo formato da Champions League
A principal mudança será observada na fase de grupos das competições que vierem a ser disputadas na Europa. Com todos classificados, os 36 formarão uma chave só e cada time jogará oito partidas com adversários diferentes para definir quem avança ao mata-mata. No formato atual, 32 equipes são divididas em oito grupos.
Ao final dos compromissos, avançam as oito agremiações com as melhores campanhas. Na semifinal, com quatro classificados vivos na disputa, os times jogam entre si numa mesma sede definida previamente pela Uefa. A medida pretende dar um melhor conforto para os fãs que passariam a ficar concentrados na mesma cidade.
A entidade também explicou como funcionará o sistema de qualificação para os quatro times “extras” do novo modelo:
- Um lugar reservado para o 3º colocado do campeonato na 5ª posição do ranking da UEFA.
- Uma vaga concedida para o campeão doméstico, estendendo de quatro para cinco o número de time nas fases preliminares.
- Duas últimas vagas vão para as federações com as melhores performances coletivas na temporada anterior (número de pontos conquistados divididos pelo número de equipes).
Há vida para os “eliminados”
As equipes que terminarem a fase de grupos abaixo da oitava colocação até o 24º lugar terão a chance de disputarem um play-off de ida e volta para se colocarem de volta na disputa. Eles serão esperados para as oitavas de cada edição.
Todos os jogos antes da final continuarão a acontecer no meio da semana assim como a final, que será mantida no sábado. “Reconhecendo a importância dos calendários domésticos ao redor da Europa”, escreveu a Uefa no comunicado.

