O mundo do futebol sofreu grandes alterações nesta temporada em decorrência da guerra entre Rússia e Ucrânia, e um dos resultados foi a venda do Chelsea-ING por parte do empresário russo Roman Abramovich, que tem ligações fortes com o governo de seu país natal. Agora o novo dono dos Blues é o consórcio liderado pelo estadunidense Todd Boehly, que vai adquirir a instituição por 3,5 bilhões de libras.
Com a mudança de gestão, o atual campeão da Europa passa a ter os sextos donos mais ricos do mundo do futebol, superando a marca de Abramovich, que antes da guerra ocupava a terceira colocação considerando apenas as equipes da Premier League. Cabe ressaltar que o antigo mandatário perdeu muito patrimônio após a explosão dos conflitos e caiu consideravelmente na lista das pessoas mais ricas do mundo.
O primeiro da lista, com larga vantagem em relação ao restante da lista, é príncipe herdeiro da Árabia Saudita,
Mohammed bin Salman, que adquiriu o Newcastle-ING no ano passado. O ditador tem uma fortuna estimada em 370 bilhões de euros. Considerando apenas a terra da Rainha, ainda há o Manchester City à frente do Chelsea, que é propriedade do sheik Sheik Mansour, dos Emirados Árabes Unidos.
Todd Boehly é coproprietário de duas franquias esportivas na América do Norte: o LA Dodgers, da Major League Baseball (MLB), e o LA Lakers, histórico time da National Basketball Association (NBA). Além dele, fazem parte do consórcio nomes importantes, como o diretor de cinema Jonathan Goldstein e o suíço Hansjörg Wyss, fundador e ex-presidente da Synthes Holding AG, fabricante de dispositivos médicos.
Lembrando que o Chelsea empatou no primeiro jogo após a venda do clube, que ainda não foi concretizada pois necessita de autorização do governo britânico e da Premier League. Os blues empataram, por 2 a 2, contra o Wolverhampton no Stanford Bridge. O time manteve a terceira colocação na competição e não deve ter dificuldades para confirmar a vaga na próxima edição da Champions League.
Where Chelsea’s new ownership group ranks among the wealthiest owners in football 💰 pic.twitter.com/MJO2Oxphn3
— B/R Football (@brfootball) May 7, 2022

