Confira os recordes que o Palmeiras já quebrou na Libertadores em 2022
Verdão conquista a melhor campanha da história da primeira fase
Ricardo Moreira/Getty Images
Seis partidas, seis triunfos, com 25 gols marcados e somente três sofridos. Com esses números, o Alviverde registrou a melhor campanha de um time na primeira fase da Libertadores em todos os tempos, na noite desta terça-feira, dia 24, diante da equipe do Deportivo Táchira, da Venezuela, em casa, no Allianz Parque, com a vitória pelo placar de 4 a 1, com três gols de Gustavo Scarpa e um de Rony.
Antes do time paulista, em toda a história da competição continental, apenas três clubes haviam vencido as seis partidas da fase de grupos. São eles o Vasco da Gama, na temporada de 2001, o Santos, em 2007, e o Boca Juniors, da Argentina, no ano de 2015. Porém, nenhuma dessas equipes teve um saldo de gols tão grande quanto o do Palmeiras, saldo este que foi de 22 gols, sendo 25 marcados e três sofridos.
Veja outros recordes que foram quebrados pelo Palmeiras na Libertadores
Contando apenas os clubes que fizeram parte do mesmo grupo na primeira fase ao longo da história, a diferença máxima registrada entre a primeira e a segunda colocação em toda a história da Libertadores foi de nove pontos. Isso aconteceu em 2007, quando o Santos terminou com 18 pontos, contra nove do Defensor Sporting, do Uruguai e, em 2020, novamente o Peixe repetiu os nove pontos de diferença, somando 16, contra sete do Delfín, do Equador.
Nesta temporada, o Verdão chegou a 18 pontos, dez pontos à frente do Emelec, do Equador, segundo colocado, que mesmo vencendo chegou somente a oito pontos.
Pelo torneio continental, o Palmeiras atualizou uma série de recordes. Um deles foi aumentar seu saldo como clube brasileiro com mais vitórias em casa na história da competição. Agora são 74 vitórias como mandante pela Libertadores, contra 72 do São Paulo.
O Alviverde atualizou ainda o seu saldo que já liderava, de forma isolada, como o clube brasileiro com mais jogos pela Libertadores, são 216 partidas disputadas, e com mais vitórias e gols no geral, 123 e 417, respectivamente. O clube paulista também tem mais jogos como mandante, 106, e mais gols como mandante, 246.
E ainda tem mais recordes:
Clube brasileiro mais vezes campeão da competição – 3 títulos
Mais finais disputadas – 6 decisões
Mais edições disputadas – 22 edições
Mais edições seguidas dentre os clubes do Brasil – 7 edições, entre os anos de 2016 e 2022
Mais jogos como visitante – 107 confrontos
Mais vitórias como visitante – 47 triunfos
Mais gols como visitante – 168 gols marcados
Mais jogos invictos como visitante – 18 partidas

