Copa do Mundo Catar 2022: Faltam 200 dias para um mundial histórico
Copa do Mundo está marcada para ser iniciada daqui a exatamente 200 dias com o jogo Senegal x Holanda a partir das 7h
Divulgação / FIFA
A contagem regressiva está cada vez mais chegando ao fim para a bola rolar na Copa do Mundo FIFA Catar 2022. Esta quinta-feira (5) aponta que daqui a 200 dias o jogo de abertura entre Senegal e Holanda estará ocorrendo a partir das 7h pelo horário de Brasília no Al Thumama Stadium.
No entanto, mesmo que o mundial da FIFA esteja sendo iniciado apenas daqui a 200 dias, a Copa do Mundo de 2022 já se tornou única devido à diversos motivos e alguns destes serão listados abaixo em uma lista preparada especialmente para você no Torcedores.com.
Quatro grandes fatores da Copa do Mundo FIFA Catar 2022
- QUATRO JOGOS POR DIA
Primeiro buscaremos tratar das novidades que estarão ao alcance do entendimento de todos com impacto imediato, e o primeiro deles é a nova configuração de horários. Pela primeira vez a Copa terá quatro jogos sendo realizados por dia em vez de três partidas na fase de grupos.
Neste mundial do Catar os jogos serão realizados nos seguintes horários de Brasília: 7h, 10h, 13h e 16h. Por conta disso, este mundial também será mais curto do que o comum. Com ocupação habitual de um mês exato, o torneio desta vez terá duração de 28 dias.
- ALTERAÇÃO NA CONFIGURAÇÃO DOS JOGOS
Outra mudança de impacto além dos horários está baseado na configuração da distribuição de jogos na fase de grupos. Tradicionalmente o mundial sempre foi aberto pela seleção anfitriã e o calendário seguia a sequência de jogos dos grupos A-B-C-D-E-F-G-H sequencialmente.
Mas nesta Copa do Mundo, a FIFA estará dando prioridade para a audiência dos mercados europeu e norte-americano buscando atrair maior potencial possível de público. Por isso, o considerado “jogo mais importante do dia” sempre será disputado às 16h pelo horário de Brasília. Também por isso, a seleção anfitriã não abrirá o mundial desta vez.
- COPA DO MUNDO EM NOVEMBRO
Outra mudança significativa foi a transferência da Copa de junho para novembro, uma mudança estabelecida desde 2015 devido à forte temporada de calor durante a transição do primeiro semestre para o segundo semestre do ano no Catar.
Cabe ressaltar que o país está localizado em uma região de deserto com um clima seco e de pouca umidade. Caso o mundial fosse disputado em junho, os jogos seriam realizados com climas acima de 35ºC pelo menos. No final do ano, a média deve ficar em 15ºC de temperatura.
Porém, a mudança de calendário também favorece todos os jogadores que atuam no futebol europeu pois o mundial será realizado justamente no momento em que os maiores atletas do mundo estarão no auge da forma física na temporada, criando expectativa por jogos de excelente nível técnico.
- PROXIMIDADE DAS CIDADES-SEDE
Outra característica bem peculiar deste mundial será a proximidade considerável de todas as cidade-sede da competição. De acordo com a FIFA, todos os estádios estão localizados em um raio de 50km da capital Doha devido ao pequeno espaço territorial do Catar.
A maior entidade do futebol mundial comemorou este feito afirmando que todas as viagens para os estádios desta Copa do Mundo poderão ser feitas de metrô, uma realidade totalmente diferente do mundial realizado no Brasil em 2014 onde viagens continentais eram feitas pelas seleções.

