Home Futebol Com ex-Corinthians, Botafogo e Grêmio no elenco, conheça o primeiro clube dos EUA a jogar o Mundial de Clubes

Com ex-Corinthians, Botafogo e Grêmio no elenco, conheça o primeiro clube dos EUA a jogar o Mundial de Clubes

Jogadores com passagem por Corinthians, Grêmio, Botafogo e outros clubes brasileiros, estarão no próximo Mundial de Clubes

André Salem
Jornalista desde 2016, redator do Torcedores.com desde 2022. Apaixonado pelo futebol brasileiro, escrevo principalmente sobre o Brasileirão Série A.

Na última quarta-feira (04), o Seattle Sounders, dos Estados Unidos, derrotou o Pumas, do México, por 3 a 0, e conquistou pela primeira vez a Concachampions, a Liga dos Campeões da Concacaf (América do Norte, Central e Caribe). O título vem junto com uma marca histórica, pois será o primeiro time dos Estados Unidos a disputar o Mundial de Clubes.

PUBLICIDADE

Fundado em 2007, o Seattle Sounders disputa a MLS desde 2009, na qual já foi campeão duas vezes em sua história, além de quatro títulos da US Open Cup. O atual elenco, que conquistou a Liga dos Campeões, conta com alguns jogadores conhecidos no nosso futebol.

O mais famoso deles é Lodeiro. O uruguaio que teve passagem pelo Botafogo e pelo Corinthians, joga na equipe americana desde 2016. Ele é o capitão e um dos principais jogadores da equipe. Inclusive, marcou gol na final da Liga dos Campeões, disputada ontem.

PUBLICIDADE

Outro jogador com passagem pelo Botafogo é o meia João Paulo, que jogou no Fogão de 2016 a 2020, quando saiu justamente para o Seattle Sounders. João Paulo também jogou pelo Internacional, Atlético-GO, entre outros.

No ano passado, outro brasileiro foi contratado pela equipe americana. O ponta Léo Chu, revelado pelo Grêmio e que teve boa passagem pelo Ceará. Um dos principais jogadores da equipe, autor de 2 gols na final da Concachampions, também é bastante conhecido do nosso futebol, por dois motivos diferentes.

Primeiro, que o peruano de 31 anos teve uma passagem pelo Coritiba, de 2012 a 2014. Porém, ele ficou marcado mesmo após marcar um gol de mão que resultou na eliminação da Seleção da Copa América de 2016 e na demissão do técnico Dunga do cargo.

Além dos jogadores conhecidos no Brasil, o Seattle Sounders tem mais algumas curiosidades: o proprietário maioritário do clube é o produtor de Hollywood Joe Roth. O cineasta produziu filmes como “Malévola”, “Alice Através do Espelho” e “Os Esquecidos”. E como sócio minoritário tem Paul Allen, co-fundador da Microsoft e proprietário da equipe de futebol americano Seattle Seahawks e da equipe da NBA Portland Trail Blazers.

PUBLICIDADE

Na equipe de futebol, o clube tem dois irmãos no time titular. O lateral Álex Roldán e o meia Cristian Roldán fazem uma dobradinha pela direita. Ambos também integram a seleção de El Salvador.

O Seattle Sounders foi patrocinado entre 2009 e 2018 pela Xbox, marca de jogos eletrônicos desenvolvida pela Microsoft. Somente nos primeiros cinco anos, a parceria rendeu 20 milhões de dólares ao clube.