Home Futebol Dava negócio? Coutinho custou ao Aston Villa o mesmo que o Palmeiras queria pagar para tirar Pedro do Flamengo

Dava negócio? Coutinho custou ao Aston Villa o mesmo que o Palmeiras queria pagar para tirar Pedro do Flamengo

Novo e definitivo contrato de Philippe Coutinho com o Aston Vila é válido até 2026

Danielle Barbosa
Jornalista. Escrevendo para o Torcedores desde 2014.

Aston Villa e Barcelona confirmaram a transferência definitiva de Philippe Coutinho por 20 milhões de euros, algo equivalente a cerca de R$ 108 milhões na cotação atual. O que mais chamou atenção na negociação com o time inglês é o baixo valor do negócio que, inclusive, é o mesmo que o Palmeiras ofereceu para tirar Pedro do Flamengo na última janela de transferências.

PUBLICIDADE

Em março, segundo o ‘ge’, o time Alviverde ofereceu 20 milhões de euros (R$ 110 milhões na época) e mais dois jogadores por 80% dos direitos econômicos do atacante Pedro. O time rubro-negro, por sua vez, rechaçou a negociação para evitar reforçar um rival direto na briga por títulos, mesmo considerando o valor bom para o negócio. Os dirigentes do Flamengo bateram o pé e informaram que só aceitariam vender o jogador pelo valor da multa rescisória: 100 milhões de euros.

Curiosamente, o nome do Coutinho chegou a ser especulado para reforçar o Palmeiras no início da temporada. Na época, segundo o jornalista Mauro Beting, a diretoria palmeirense monitorava a situação do brasileiro no Barcelona e avaliava a possibilidade de contratação para a disputa do Mundial de Clubes.

PUBLICIDADE

Outro fato que chama atenção na compra de Coutinho pelo Aston Villa é o prejuízo que o Barcelona teve com o brasileiro. Em 2018, quando buscava um nome de peso para substituir Neymar, que havia se transferido para o PSG, o clube catalão desembolsou 120 milhões de euros fixos, mais pagamentos de bônus por metas, para tirá-lo do Liverpool.

[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJhQlNWY1F4MiIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]

Muito atrapalhado pelas lesões, Coutinho nunca conseguiu se firmar no Barcelona. Pelo clube, disputou 106 jogos, anotou 25 gols e deu 14 assistências. Na temporada 2019/2020, o brasileiro foi emprestado ao Bayern de Munique, onde assumiu a camisa 10 e marcou 11 gols em 38 jogos, além de ter conquistado os títulos da Bundesliga e da Champions League.

Coutinho está no Aston Villa desde janeiro, quando foi contratado a pedido do técnico Steven Gerrard, com quem chegou a jogar nos tempos de Liverpool. Pelo time da Premier League, são 16 partidas, quatro gols e três assistências.

PUBLICIDADE

Coutinho e Gerrard comemoram o sucesso da negociação:

Em entrevista ao site oficial do Aston Villa, Philippe Coutinho comemorou o sucesso da negociação.

— Estou muito feliz e animado para o futuro. Tenho que agradecer à comissão técnica, meus colegas, aos torcedores, que me fizeram sentir bem à vontade aqui desde o início. Estou ansioso para o futuro — disse Coutinho após a negociação definitiva com o Aston Villa.

Gerrard também comemorou a permanência do brasileiro no clube, destacando a importância de Coutinho para os jogadores mais jovens do elenco inglês.

— Esta é uma contratação brilhante para o Aston Villa. Phil é um profissional modelo e seu impacto no grupo tem sido muito claro desde que ingressou em janeiro. Com a maneira como ele se comporta dentro e fora do campo, ele também é um modelo valioso para nossos jogadores mais jovens, que só podem se beneficiar de sua experiência. À medida que procuramos construir para a próxima temporada, é incrível trabalhar em um clube que executa seus negócios de forma tão decisiva e tranquila – avaliou o treinador.

PUBLICIDADE