Home Futebol Defesa de pênalti da final da Champions League de 2005 viraliza na web; entenda

Defesa de pênalti da final da Champions League de 2005 viraliza na web; entenda

Atitude de goleiro durante disputa de pênaltis em final da Champions de 2005 viraliza nas redes sociais

Mateus Pereira
Colaborador do Torcedores.com desde 2022, nasci no estado do Rio de Janeiro e alinho minha maior paixão à minha vocação através da produção de conteúdo sobre esportes. Entre as minhas áreas de maior domínio e experiência profissional estão o futebol, o automobilismo e o universo geek. Certificado como Jornalista Digital e Social Media pela Academia do Jornalista, contribui no passado como Colunista, Editor-chefe e Líder da editoria de Esportes nos portais R7 Lorena e iG In Magazine.

Em 2005, Milan e Liverpool decidiam a grande final da Champions League. Após o milagroso empate no tempo normal por 3 a 3, o Liverpool levou a decisão para os pênaltis.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Dudek, goleiro do Liverpool na decisão, fez história e se tornou ídolo para torcida dos Reds. Porém, alguns internautas estão impressionados com uma de suas táticas durante as cobranças.

Serginho já havia convertido o primeiro pênalti para o Milan. Após isso, Dudek pegou a cobrança de Andrea Pirlo dando origem ao polêmico momento. Confira abaixo:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Dudek ainda viria a defender a batida de Andriy Shevchenko, garantindo a vitória do Liverpool por 3 a 2 nas penalidades e o título da Liga dos Campeões.

O que chamou a atenção dos internautas 17 anos após a decisão foi que, enquanto Pirlo corre para cobrar o segundo pênalti para o Milan, Dudek está claramente adiantado.

PUBLICIDADE

O ex-jogador da seleção polonesa certamente não iria se safar se fizesse isto hoje em dia, já que as regras mais recentes garantem que o goleiro deve ter ao menos um pé sobre a linha do gol durante uma cobrança de pênalti, além da inclusão do VAR, que não deixaria o árbitro validar tal bizarrice.

PUBLICIDADE

Malandragens à parte, Dudek repetiu seu heroísmo um ano depois, quando o Liverpool derrotou o West Ham nos pênaltis na final da Copa da Inglaterra.

Contratado em 2001 junto ao Feyenoord, Dudek fez 184 jogos com a camisa do Liverpool antes de partir para o Real Madrid em 2007.

Better Collective