Nas últimas rodadas da Série B do Brasileirão, o atacante Diego Souza tem tido dificuldades para furar as defesas adversárias e marcar gols. Como consequência, começam a surgir críticas e um movimento entre os torcedores pedindo a escalação de Elkeson no ataque contra o Vila Nova, na próxima rodada da competição.
No último jogo pela Série B, Roger Machado escalou o time com dois centroavantes mais pesados na frente. O esquema tático não deu certo e a bola pouco chegou nos atacantes. O resultado final foi um zero a zero frustrante que enfureceu a torcida presente na Arena.
Agora, o que vem sendo falado dentro do Grêmio é a troca de Diego Souza por Elkeson, montando assim um ataque com Biel, Janderson e Elkeson. Isso vai contra a ideia que vinha sendo levantada de Roger escalar o Grêmio no 3-5-2, com Elkeson e mais alguém no ataque (possivelmente Diego Souza).
O medo de Roger seria motivado pelo insucesso que esquemas com 2 centroavantes tem tido por todo mundo. Não à toa, esse esquema tático está praticamente extinto. As exigências de recomposição e intensidade que existem no futebol contemporâneo vão diretamente contra a escalação de dois atacantes com essas características.
O mesmo argumento na verdade pode ser usado para contestar a presença de Diego Souza entre os titulares. Não é segredo para ninguém que quando o Grêmio ataca, o veterano é uma ameaça gigante, talvez uma das maiores do Brasil. Entretanto, quando o Grêmio não toma a iniciativa no jogo ou aposta no contra-ataque (como é o caso de Roger muitas vezes) o centroavante pouco aparece no jogo, não tendo participação defensiva nenhuma.
Na verdade, a presença de sequer um centroavante do estilo de Diego Souza já é uma raridade no futebol moderno, recheado de atacantes mais rápidos e leves. Teoricamente, já há uma dificuldade de fazer um time funcionar com um jogador desse estilo em plena forma, mas o problema vai além: Diego está em sua última temporada e sua movimentação em campo praticamente não existe.
Diego Souza também perdeu a posição em 2021
Ano passado, na péssima campanha que resultou no rebaixamento do Grêmio, Diego Souza acabou perdendo a posição para Borja. No início, a situação gremista melhorou muito, com uma sequência de boas partidas do colombiano e gols importantes feitos em confrontos diretos.
Entretanto, aqueles que acompanharam o Grêmio ano passado sabem o que aconteceu depois. Felipão, que comandava o Grêmio na época, acabou perdendo o ritmo e tropeçando muitas vezes. Depois de algumas rodadas veio Mancini e Diego Souza voltou a titularidade. Nada adiantou e o rebaixamento veio.
Talvez seja de se pensar se não é hora de o Grêmio trocar sua forma de jogar e colocar um atacante mais rápido e em forma, como é Elkeson. Afinal de contas, o tricolor vem insistindo em soluções que não o salvaram do rebaixamento em 2021.
Independente da escolha de Roger, o Grêmio terá uma partida complicada contra o Vila Nova. A pressão da torcida cresce a cada rodada fora do G4.

