Home Futebol Duelo pelo título? Liverpool e Manchester City podem fazer jogo extra para definir campeão inglês

Duelo pelo título? Liverpool e Manchester City podem fazer jogo extra para definir campeão inglês

Manchester City e Liverpool sonham com a conquista da Premier League 2021/2022

Mário André Monteiro
Jornalista com passagens por Portal iG, Fox Sports e Osasco Audax. Atualmente editor na Jovem Pan News e no Alemanha FC (http://www.alemanhafc.com.br). No Twitter: @alemao_mario e no Instagram: @marioalemao

Liverpool e Manchester City seguem travando uma disputa acirradíssima pelo título da temporada 2021/2022 da Premier League. O time comandado por Pep Guardiola lidera a competição, mas a equipe de Jürgen Klopp ainda sonha com a conquista.

PUBLICIDADE

A diferença entre ambos é de quatro pontos (90 a 86), mas o Liverpool tem um jogo a menos. Nesta terça-feira (17), os Reds enfrentam o Southampton fora de casa em duelo adiado e se igualam ao rival em número de partidas, restando apenas uma rodada para o fim.

Na última rodada, que acontece toda no domingo que vem (21), o City recebe o Aston Villa, enquanto o Liverpool pega o Wolverhampton, também em casa.

PUBLICIDADE

Existe a possibilidade de empate na pontuação dos dois times ao final do Campeonato Inglês. Para isso acontecer, o City precisa perder do Villa e o Liverpool tem que somar quatro pontos nos dois últimos jogos – ou seja, um empate e uma vitória.

Vale lembrar que se o Liverpool perder do Southampton no jogo atrasado, o City já garante o título.

Chance de jogo extra

Caso esse empate na pontuação realmente acontecer, ambos terminariam a Premier League com 90 pontos. E aí entrariam os critérios de desempate. O primeiro é saldo de gols, e o City tem 7 gols a mais (72 a 65). Isso obrigaria o Liverpool a golear um dos dois adversários restantes para chegar no saldo do rival.

E se empatar no saldo? O próximo critério são os gols pró. O clube de Manchester está com 96 e o Liverpool com 89. Como o time de Klopp precisa golear, pode alcançar o mesmo número de gols marcados que a equipe de Guardiola.

PUBLICIDADE

E se ambos empatarem em pontos, no saldo e também nos gols pró? O último critério de desempate é confronto direto. E nesse quesito também haveria igualdade, já que os dois jogos entre City e Liverpool no Inglês terminaram com o mesmo  placar de 2×2.

Se por uma ironia do destino tudo isso acontecer, será obrigatória a realização de um jogo extra entre Manchester City e Liverpool para definição do campeão inglês. Nesse caso, os dirigentes da Premier League, provavelmente, escolheriam o estádio de Wembley, em Londres, para a finalíssima.

É claro que para isso acontecer é necessária de uma combinação improvável de resultados e gols, mas existe a chance. É remota, mas existe. Já pensou?