Home Futebol Edu Dracena relembra Mundial de 2011 com o Santos: “Foi o melhor jogo do Barcelona”

Edu Dracena relembra Mundial de 2011 com o Santos: “Foi o melhor jogo do Barcelona”

O capitão do Santos na época falou em podcast sobre tudo que envolveu a final do mundial de 2011

Matheus del Lizardo
Colaborador do Torcedores

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Já fazem 11 anos desde a final do Mundial de Clubes de 2011 entre Santos e Barcelona. Mas a memória ainda é bem presente na cabeça de muitos santistas, inclusive dos que estavam dentro de campo. Edu Dracena, capitão do time na época, relembrou o jogo contra os espanhóis. Na ocasião o time da Vila Belmiro foi derrotado por 4 a 0, deixando uma memória amarga nos santistas.

Segundo o ex-zagueiro, houveram muitos fatores que contribuíram para a vitória do time catalão. Além da diferença técnica que existe entre os times da América e da Europa já naquela época. Mas Dracena conta que o calendário da época foi um dos artifícios para a vantagem dos espanhóis. “Naquela época a Libertadores acabava no meio do ano, você passava seis meses lavando no banho-maria para disputar dois jogos”, disse ele no podcast Lavada.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Outro assunto que é inevitável comentar é a diferença técnica entre as duas equipes. O Barcelona de Pep Guardiola é considerado por muitas pessoas como um dos melhores times de todos os tempos. De acordo com Edu Dracena, essa disparidade dentro de campo foi notada pelos próprios jogadores. “Até o Guardiola no livro dele falou que foi o melhor jogo do Barcelona, o melhor momento, melhor time”, falou o ex-zagueiro.

“Quando começou o jogo foi impressionante, você não encontrava os caras, ficamos perdidos”, contou. “Jogar contra esses caras foi um aprendizado muito grande, vi que eles estavam muito longe do nosso futebol”, disse Dracena.

Time do Barcelona de 2011

Para a final, o time de Pep Guardiola entrou em um 3-4-3, com seus principais jogadores dentro de campo. Victor Valdéz no gol, Abidal, Piqué e Puyol compunham a linha defensiva. Thiago e Daniel Alves atuaram como alas na partida, e o meio campo contou com Busquets e Fàbregas. Além da dupla Xavi e Iniesta no meio campo, tinha Lionel Messi mais avançado.

PUBLICIDADE

Time do Santos de 2011

Muricy Ramalho escalou o time em um 4-3-3 para a final. Contava com Rafael Cabral no gol, com Edu Dracena e Durval na zaga. A lateral foi composta por Bruno Rodrigo e o veterano Léo. O meio de campo teve Henrique, Danilo e Arouca. E o trio de ataque formado por Ganso, Borges e Neymar.

PUBLICIDADE

Final do Mundial de Clubes

O time da Vila até entrou bem no início da partida, mas logo a superioridade do Barcelona tomou conta. O goleiro Rafael trabalhou bastante, segurando vários chutes perigosos. Mas não demorou muito para os espanhóis abrirem o placar. Aos 16 minutos, Xavi fez belo passe para Messi que ficou cara a cara com Rafael e encobriu o goleiro. Bruno tentou evitar, mas sem sucesso. Pouco tempo depois, após falha na zaga, a bola sobrou para Xavi que marcou o segundo do Barcelona.

Já nos acréscimos do primeiro tempo, Rafael foi bombardeado dentro da área, fazendo duas grandes defesas. Mas a bola acabou sobrando no pé de Fàbregas, que não desperdiçou. Indo para os vestiários perdendo por 3 a 0, o apático Santos voltou a campo tentando se encontrar. Houve uma pequena melhora no segundo tempo, mas não adiantou muito. O time do Barcelona dominou a partida. O jogo parecia terminado, mas ainda ficaria pior para os santistas. Faltando 9 minutos para o fim da partida, Messi driblou Rafael e empurrou para dentro do gol. Fechando a goleada de 4 a 0 em cima do time da Vila.

Better Collective