Apenas sete pontos separam o líder Palmeiras do primeiro time fora da zona de rebaixamento, o Cuiabá. Essa pequena distância entre as equipes mostra que a edição atual da Série A é a mais equilibrada desde a adoção do sistema de pontos corridos em 2003.
A equipe de Palestra Itália está em primeiro com 15 pontos, enquanto que a equipe mato-grossense tem oito.
De acordo com o Espião Estatístico do GE, a distância entre 1º e o 16º nunca foi tão próxima quanto a atual. No caso, a reportagem fez uma apresentação da 7ª rodada, mas ela também se aplica para a atual. Uma vez que o Corinthians perdeu a liderança e a diferença aumentou em apenas um ponto com a vitória do Verdão.
Essa é a primeira vez que um líder tem somente 62,5% dos pontos ganhos em oito jogos. Para efeito de comparação, com este aproveitamento, o Palmeiras seria apenas vice-campeão brasileiro em 2021. O desempenho do campeão, o Atlético-MG, foi de 73,68%.
Na parte de baixo da tabela, o aproveitamento do Cuiabá na Série A é de 33,3%. Com este número, o auriverde ficaria na frente apenas da lanterna Chapecoense.
Conforme o Espião Estatístico, as menores diferenças entre o líder e o primeiro time fora da zona de rebaixamento foram observadas em 2004 e 2018.
Em 2004, o Criciúma tinha 14 pontos depois de sete jogos (o São Caetano tinha a mesma campanha, mas foi punido com a perda de dez pontos), enquanto que o Corinthians era o 16º colocado, com sete pontos em sete jogos.
Em 2018, o Flamengo era o líder com 14 pontos, e o Santos era o 16º com sete pontos.

