O Grupo Disney tem proporcionado um crescimento exponencial da ESPN. E, desta vez, a emissora venceu outra licitação por direitos de transmissão, superando, inclusive, a Globo. E, novamente, no futebol europeu. Na última terça-feira (24), a Supercopa da Espanha teve direitos adquiridos pela ESPN e será transmitida até 2025, segundo o portal Notícias da TV. A competição une os quatro melhores times do país europeu para um campeonato de 3 partidas, incluindo jogos com Real Madrid e Barcelona. E este é muito valorizado na Europa.
Esta foi a primeira licitação da história para definir os detentores dos direitos de transmissão da Supercopa da Espanha. Além da Globo, a WarnerMedia também foi convidada para entrar na disputa. Mas ambas declinaram devido aos altos valores que deveriam ser investidos, segundo a reportagem. Vale lembrar que o Grupo Globo chegou a ressaltar o alto preço da Libertadores, devido à alta do dólar, na última licitação.
Valendo até a temporada 2024/25, a venda foi concretizada diretamente com a Real Federação da Espanha de Futebol e pela La Liga, que tem investido cada vez mais em território brasileiro. Com a licitação, a ESPN vai exibir a competição para países como Chile e Argentina, também, além de todo o continente sul-americano. A última edição, em janeiro de 2022, que abrangeu a temporada 2021/22, também foi exibida pelo Grupo Disney, no streaming Star+ e nos canais ESPN. O contrato com a Supercopa se encerra no mesmo ano que o contrato de licitação da La Liga, a qual a ESPN também transmite.
Nos últimos 15 dias, a ESPN teve uma crescente imponente. Foram 9 eventos comprados nesse período. E um dos motivos é a intenção de alimentar a programação do Star+ e, além disso, a alta do dólar tem auxiliado o Grupo Disney a negociar de forma mais flexível.
Atualmente, a ESPN e o Grupo Disney renovaram com a Libertadores e com a Copa do Nordeste. Além disso, vão transmitir as eliminatórias da Europa, a Copa Sul-Americana, a Recopa Sul-Americana, Roland Garros e a Uefa Nations League. Isso sem falar nos outros direitos, como de transmissão da NBA e da NFL.

