Samuel Eto’o, estrela do Barcelona na primeira década do século XXI, vive uma grande polêmica familiar. O ex-jogador é acusado de ter abandonado a própria filha e de não pagar pensão alimentícia. Fatos que o próprio não faz questão de desmentir e apenas alimenta as discussões.
Apesar de Erika Eto’o do Rosário ser legalmente filha do jogador de futebol, o atleta continua sem cumprir nenhuma de suas obrigações como pai. É por isso que, quatro anos após saber a identidade do pai e após ter obtido o reconhecimento legal, a jovem iniciou, juntamente com a mãe, uma nova batalha judicial em que exigem do atleta o pagamento de pensão alimentícia. O valor de 1.400 euros mensais, definido pela justiça, nunca foi pago e já se aproxima dos 40.000 euros pendentes.
A mãe, Adileusa ‘Dee Dee’ do Rosário, conversou com o La Vanguardia, popular jornal espanhol, e garantiu que o que se exige de Eto’o é tudo para a filha.
“Ele nunca deu nada desde o dia em que nasceu. Absolutamente nada, nem mesmo com uma decisão judicial. Ele cresceu sem o pai e sente muito porque nem sequer lhe deu a oportunidade de conhecê-lo”, disse Rosário.
Segundo Adileusa, a menina precisou passar por um procedimento cirúrgico aos 3 anos e o histórico do pai era necessário. Ao buscar informações, se chocou com a resposta.
“Os médicos precisavam conhecer o histórico médico dos pais, para saber se haveria algum risco. Ela tinha três anos e meio. Entrei em contato com um amigo em comum e ele respondeu que preferia não insistir (…) A última vez ele respondeu ‘para mim como se a mãe e a menina morressem, me deixe em paz ‘. Fiquei absolutamente devastada.”
Samuel Eto’o tem histórico problemático como pai
O caso de Erika Eto’o não é o primeiro processo de paternidade do jogador camaronês que acaba sendo resolvido na Justiça.
Em 2004, um tribunal de Palma de Maiorca decidiu a favor de Anna Barranca , uma jovem que conheceu em Palma de Maiorca e com quem teve um relacionamento de três meses que terminou quando ela engravidou.
No entanto, ao longo dos anos Samuel Eto’o vem se esquivando do pagamento da pensão imposta pelo juiz e tanto Barranca quanto sua filha Annie o levaram a tribunal em pelo menos duas outras ocasiões com a esperança de que o camaronês pagaria os atrasados (de 10.000 euros por mês) da pensão alimentícia que lhes deve.
Além disso, em 2018, a mãe de outro de seus filhos, María Ángeles Pineda, exigiu o pagamento de 16.400 euros de pensão alimentícia que o jogador devia. Inicialmente, Eto’o teve que lhe pagar uma pensão de 3.000 euros por mês, cujo valor foi reduzido para 900 depois que o jogador concordou em cuidar das mensalidades escolares da menina.

