Ex-presidente do CSA assumirá mandato como senador
Rafael Tenório é suplente de Renan Calheiros, que irá se licenciar para coordenar campanhas de adversários de seu rival Arthur Lira
Reprodução/Instagram
O senador Renan Calheiros (MDB-AL) anunciou que no próximo dia 4 irá se licenciar do cargo para coordenar as campanhas de oposição ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL). Os dois estarão novamente em lados opostos nessa eleição. O deputado apoiará o presidente Jair Bolsonaro (PL), já o ex-presidente do Senado irá apoiar o ex-presidente Lula (PT).
Quem assumirá o lugar de Calheiros será seu primeiro suplente, o ex-presidente do CSA Rafael Tenório. Ele deixou a presidência do time alagoano ao final do ano passado. Atualmente, ele é presidente do Conselho Deliberativo do clube. Sob seu comando, a equipe chegou à Série A do Campeonato Brasileiro.
O relator da CPI da Pandemia exitou em tirar a licença pelo fato de Tenório ter um pensamento político totalmente oposto ao seu. O ex-dirigente tem um perfil mais alinhado com o presidente da República, enquanto Renan é opositor do mandatário. O governo, que vem sofrendo com a falta de apoio no Senado, deve ganhar mais um aliado durante os 120 dias de licença do titular.
A reportagem, em contato com parlamentares, apurou que além de fazer oposição a Lira, Calheiros vai fazer de tudo para eleger seu filho e ex-governador Renan Filho como senador. Na visão deles, caso não consiga lograr êxito no pleito seria praticamente o fim da era Calheiros na política alagoana, ou seja, vai muito além de apenas um mandato no Senado Federal, se trata da sobrevivência política da família no estado.
A população de Alagoas terá dois novos senadores assumindo o mandato para os próximos quatro meses. Não é só Renan Calheiros que irá se licenciar, o senador Rodrigo Cunha (PSDB-AL) também irá, no seu caso para disputar o governo do estado.

