Home Automobilismo Fórmula 1: piloto pode igualar recorde de Rubens Barrichello no GP da Espanha

Fórmula 1: piloto pode igualar recorde de Rubens Barrichello no GP da Espanha

O finlandês Valtteri Bottas (da Alfa Romeo) pode igualar Rubens Barrichello como o piloto que nunca foi campeão da Fórmula 1 e tem mais pódios na carreira

Octávio Almeida Jr
Jornalista graduado pela Universidade da Amazônia (UNAMA), 29 anos. Repórter de campo pela Rádio Unama FM em duas finais de Campeonato Paraense (anos 2016 e 2017). Repórter no site Torcedores.com desde 2018.

Rubens Barrichello se aposentou da Fórmula 1 exatamente no dia 27 de novembro de 2011 após competir na principal categoria de automobilismo do mundo por 19 anos.

PUBLICIDADE

Apesar do tempo afastado, o brasileiro ainda tem recordes. Ele é o piloto que, sem nunca ter sido campeão do torneio, mais subiu no pódio.

Em 68 provas diferentes, Barrichello ficou entre os três primeiros colocados. No entanto, o dado estatístico pode ser igualado neste domingo (22), após a realização do GP da Espanha, a partir das 10h.

PUBLICIDADE

Valtteri Bottas está muito perto de atingir a marca. O piloto da escuderia Alfa Romeo também nunca foi campeão da Fórmula 1.

No máximo foi segundo lugar (2019 e 2020). Sempre ficou atrás do então colega de Mercedes, o britânico Lewis Hamilton. O finlandês já tem 67 pódios na carreira e, portanto, está a um de igualar Rubens Barrichello.

Ameaça de Barrichello terá novo companheiro no GP da Espanha

A sexta prova da temporada 2022 da Fórmula 1 vai ter três novos pilotos na primeira sessão de treinos livres do GP da Espanha. Um deles vai justamente ser companheiro de Valtteri Bottas, na Alfa Romeo.

Estamos a falar do experiente Robert Kubica. O polonês de 37 anos vai substituir o estreante chinês Guanyu Zhou. A decisão do time de Hinwill vai de encontro ao que prega o novo regulamento da Fórmula 1.

PUBLICIDADE

A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) determinou, para o corrente ano, que todas as equipes escalem, pelo menos uma vez, algum piloto novato que não tenha participado de mais de duas provas da categoria.

E Kubica é contemporâneo de Rubens Barrichello, uma vez que competiu no torneio entre 2006 e 2010.

Um grave acidente de rali, entretanto, deixou sequelas no braço direito, o que lhe afastou do campeonato por sete anos. Em 2018, Kubica foi contratado pela escuderia Williams. Nesse sentido, voltou para a Fórmula 1.

Primeiro como piloto de testes e, no ano seguinte, foi promovido à integrante oficial ao lado do então novato George Russell (hoje companheiro de Lewis Hamilton, na Mercedes).

PUBLICIDADE

Em nota, a montadora Alfa Romeo explicou o porquê da escolha por Kubica, mesmo contrariando o regulamento da competição de automobilismo.

“Robert, que foi o primeiro a assumir o volante do carro nos testes de pré-temporada, no mesmo local que verá a ação deste fim de semana, mais recentemente dirigiu o C42 durante uma sessão de testes da Pirelli em Ímola, há menos de um mês”, iniciou, em nota oficial.

“Essas novas memórias do carro permitirão ao experiente polonês aproveitar ao máximo a sessão de uma hora de sexta-feira, fornecendo à equipe o excelente feedback técnico que tornou Robert um ativo tão valioso para o time”, completou a Alfa Romeo.

Robert Kubica (à esquerda) vai ser companheiro de Valtteri Bottas (à direita) na primeira sessão de treinos livres do GP da Espanha - imagem: divulgação/Alfa Romeo

Robert Kubica (à esquerda) vai ser companheiro de Valtteri Bottas (à direita) na primeira sessão de treinos livres do GP da Espanha – imagem: divulgação/Alfa Romeo

Veja, a seguir, a classificação da Fórmula 1

  • 1- Charles Leclerc (Ferrari) – 104 pontos
  • 2- Max Verstappen (Red Bull Racing) – 85 pontos
  • 3- Sergio Pérez (Red Bull Racing) – 66 pontos
  • 4- George Russell (Mercedes) – 59 pontos
  • 5- Carlos Sainz (Ferrari) – 53 pontos
  • 6- Lewis Hamilton (Mercedes) – 36 pontos
  • 7- Lando Norris (McLaren) – 35 pontos
  • 8- Valtteri Bottas (Alfa Romeo) – 30 pontos
  • 9- Esteban Ocon (Alpine) – 24 pontos
  • 10- Kevin Magnussen (Haas) – 15 pontos