Home Futebol Internacional desiste de participar da Florida Cup e é condenado a pagar multa milionária

Internacional desiste de participar da Florida Cup e é condenado a pagar multa milionária

Internacional terá que pagar multa milionária

André Salem
Jornalista desde 2016, redator do Torcedores.com desde 2022. Apaixonado pelo futebol brasileiro, escrevo principalmente sobre o Brasileirão Série A.

O Internacional iria disputar em 2017 a Florida Cup, torneio de pré-temporada que acontece nos Estados Unidos. Porém, com o rebaixamento do time para a Série B, em 2016, o clube mudou toda a programação de pré-temporada e os preparativos para 2017, fazendo com que o clube desistisse de participar da competição.

PUBLICIDADE

Mas, essa desistência não saiu barato. O Internacional foi condenado pela Justiça paulista a pagar 327 mil dólares (cerca de R$ 1,7 milhão) aos organizadores do Florida Cup por não cumprir o acordo já estabelecido. Os organizadores disseram à Justiça que a desistência nas vésperas do evento gerou prejuízos, obrigando-os a tomar uma série de medidas urgentes para garantir a sua realização.

O Inter alega no processo que desistiu de disputar a competição por causa de uma alteração que ocorreu no nosso calendário, devido ao acidente aéreo envolvendo o avião da Chapecoense, em novembro de 2016. Com isso, houve uma mudança nas férias dos jogadores, tornando inviável a participação no torneio disputado na Flórida.

PUBLICIDADE

A Justiça não aceitou os argumentos do Colorado e condenou o clube em primeira e em segunda instância. Foi considerado que o Inter não aceitou a alternativa apresentada pelos organizadores do evento para que iniciasse sua participação no dia 18 de janeiro (ao invés do dia 13), sem ter feito nenhum esforço para minimizar o problema. Além disso, de acordo com a decisão, ficou evidente que, para o clube, era mais importante a preparação para a disputa da série B do campeonato brasileiro do que a participação do evento amistoso na Flórida.

Por fim, o desembargador James Siano, relator do processo no TJ, afirmou que “não se sustenta a alegação do Internacional de que um evento de força maior impediu a sua participação”. Com isso, o Internacional foi condenado a pagar a multa contratual e uma indenização por danos materiais, um total de 327 mil dólares (cerca de R$ 1,7 milhão).

O que é a Florida Cup

A Florida Cup é um torneio amistoso de futebol que acontece anualmente nos Estados Unidos, no começo do ano. O torneio reúne normalmente clubes da América do Sul, Europa e América do Norte. O torneio teve sua primeira edição em 2015, com apenas quatro clubes: Colônia e Bayer Leverkusen da Alemanha, além dos brasileiros Corinthians e Fluminense. O campeão foi o Colônia.

O Brasil é o país que mais venceu a competição. Em sete edições, quatro vezes o título foi verde e amarelo. Em 2016, na segunda edição, o Atlético-MG foi campeão. Já em 2017, quem ficou em primeiro lugar foi o São Paulo. Em 2019 e 2020, novamente tivemos uma dobradinha de brasileiros. Em 2019, o título foi do Flamengo e, em 2020, do Palmeiras.

PUBLICIDADE

Além dos brasileiros e do Colônia, os outros campeões foram o Atlético Nacional (COL) e no ano passado, o título ficou com o Everton (ING).

Em 2022, o torneio ainda não aconteceu. Por motivos comerciais, a Florida Cup servirá de encerramento para o FC Series, um evento maior que começará no dia 16 de julho. Entre os clubes participantes, também teremos uma grande novidade. Nesta edição, teremos o tradicional clássico londrino Chelsea x Arsenal. O clássico será dia 23 de julho, no Camping World Stadium, em Orlando, estádio que recebeu cinco partidas da Copa do Mundo de 1994.