Home Futebol Jô pode alcançar feito inédito na carreira pelo Corinthians hoje na Libertadores

Jô pode alcançar feito inédito na carreira pelo Corinthians hoje na Libertadores

Veterano, Jô ainda busca feito inédito pelo Corinthians

André Salem
Jornalista desde 2016, redator do Torcedores.com desde 2022. Apaixonado pelo futebol brasileiro, escrevo principalmente sobre o Brasileirão Série A.

No último sábado (14), o Corinthians conseguiu um empate contra o Internacional, fora de casa, e se manteve na liderança do Brasileirão. O empate veio graças ao atacante Jô, que marcou o segundo gol corintiano e garantiu o empate por 2 a 2.

PUBLICIDADE

Esse foi o gol de número 65 do atacante com a camisa do Timão. O curioso é que Jô nunca marcou gol em Libertadores com a camisa do Corinthians. Com três passagens pelo clube paulista e mais de 280 jogos, o atacante balançou as redes em quatro competições diferentes: Campeonato Paulista, Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e Copa Sul-Americana. Se fizer um gol em Libertadores vestindo a camisa do Timão, Jô alcançará um feito inédito na carreira, o de marcar gol em cinco competições diferentes pelo mesmo clube.

Em 65 gols pelo Alvinegro, 45 gols foram em edições de Campeonato Brasileiro, 14 em disputas de Campeonato Paulista, cinco em Copas do Brasil e um marcado na Copa Sul-Americana de 2017.

PUBLICIDADE

Em Libertadores, Jô disputou apenas quatro partidas com a camisa corintiana, acumulando 262 minutos jogados. Essa será a primeira vez do atacante no estádio do Boca Juniors. Antes do jogo, Jô destacou as dificuldades que irão enfrentar.

“Um dos jogos mais importantes, né? Esse é pela atmosfera que vai estar, pelo estádio em que todo mundo sonha um dia em jogar, vai ser minha primeira vez. A expectativa é grande, um jogo muito difícil. Tivemos uma preparação boa, apesar do pouco tempo pela viagem, mas nossa equipe está bem preparada. Sabemos da dificuldade, mas nossa equipe vai buscar os três pontos”, disse o atacante em entrevista à “Corinthians TV”.

Pelo Atlético-MG, em 2013, Jô não só venceu a Libertadores ao lado de Ronaldinho Gaúcho, como foi o artilheiro da competição. Portanto, não é uma competição nova para ele.

Mas, pelo Corinthians, o “problema” é só a Libertadores mesmo. Ele é o maior artilheiro da Neo Química Arena, com 30 gols, tendo superado Ángel Romero (que tem 27 gols) na temporada passada. O atacante é também o artilheiro do Timão no século. Com 65 gols, ele passou Dentinho em 2021, que tem 55 gols.

PUBLICIDADE

Jô está próximo de quebrar outra marca pelo Corinthians

Jô está próximo de uma outra marca histórica pelo Corinthians. O atacante está muito perto de entrar no top-40 de jogadores que mais defenderam o Timão. Com 281 jogos pelo Corinthians, ele ultrapassou, contra o Internacional no último sábado (14), outro atacante histórico: Geraldão, bicampeão paulista em 77 e 79.

Para entrar nesta seleta lista, Jô precisa de mais duas partidas, o que igualaria a marca do também centroavante Viola, que somou 283 jogos pelo Corinthians. No caminho, vai passar o histórico zagueiro Ditão, que tem 282.

Relembre a carreira de Jô

Cria do Corinthians, o atacante, que surgiu para o futebol em 2003, ganhou mais espaço mesmo em 2005, quando foi campeão brasileiro. No mesmo ano, foi vendido para o CSKA Moscou, da Rússia.

Em 2008, Jô foi vendido para o Manchester City, que não era um clube poderoso como é hoje. Na época, o City contava também com os brasileiros Robinho e Elano. Jô ficou no City até 2009, quando acertou com o Everton, também da Inglaterra. Não se firmou e foi para o Galatasaray, da Turquia, até voltar ao Brasil, em 2011 , quando recuperou o bom futebol.

PUBLICIDADE

Em 2011, foi para o Internacional, vencendo a Recopa e o Gauchão. Mas, se destacou mesmo em 2013, quando foi para o Atlético-MG e venceu a Libertadores. Sendo, inclusive, artilheiro da competição com 7 gols.

A boa fase no Atlético rendeu frutos maiores para o atacante. Em 2014, foi convocado por Felipão para a Copa do Mundo. Porém, no período da Copa, o atacante já não vivia um bom momento e sua convocação foi questionada. Ficou no banco do Fred e pouco entrou em campo.

Em má fase, Jô deixou o Galo em 2015 para jogar nos Emirados Árabes e no Japão, até retornar ao Corinthians, em 2017. No ano seguinte, novamente o atacante foi para o Japão, até retornar ao Corinthians, em 2020. A tendência é que ele encerre a carreira no clube em que foi revelado.