Home Extracampo Jonas, ex-Grêmio e Benfica, é retido pela Interpol em aeroporto de Portugal

Jonas, ex-Grêmio e Benfica, é retido pela Interpol em aeroporto de Portugal

Jonas chegou a ser convocado para a seleção brasileira e vestiu por muitos anos a camisa do Benfica e do Grêmio

Rubens Melo
Jornalista Esportivo colaborador do Torcedores.com. Paraibano, 26 anos. Apreciador de futebol - seja ele bem ou mal jogado, jogos eletrônicos e vários outros esportes.

O atacante Jonas atuou boa parte de sua carreira no futebol português. Aposentado e hoje com 38 anos, o ex-atleta de Grêmio e Benfica foi retido nesta segunda-feira (30) ao chegar no aeroporto de Lisboa. O motivo seria a investigação de seu antigo contrato com o Benfica, que está sendo investigado pela “Operação Fora de Jogo”. A informação foi do canal português CMTV.

PUBLICIDADE

Apesar de oficiais do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras do governo português terem retido o atleta após alerta emitido pela Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol), ele já se encontra liberado e está acompanhado de amigos no país europeu. Além do contrato de Jonas, outros 33 estão sendo investigados na operação, além de 48 pessoas. Entre elas, o brasileiro Bruno Cesar, ex-Corinthians e Palmeiras, e o volante Danilo Pereira, hoje atleta do Paris Saint-Germain, da França.

Jonas aposentou-se de sua carreira profissional em 2019. Ao todo, o ex-atacante conquistou 12 títulos e marcou mais de 300 gols. Dentre as conquistas, quatro títulos de campeão português, onde foi artilheiro em duas edições, além do Brasileirão 2010, onde vestiu a camisa do Grêmio.

PUBLICIDADE

OPERAÇÃO FORA DE JOGO E OPERAÇÃO CARTÃO VERMELHO

Uma segunda fase da Operação Fora de Jogo também está em andamento em Portugal. Trata-se da Operação Cartão Vermelho, que investiga vários clubes de Portugal, incluindo os mais populares como Porto, Benfica, Sporting, Vitória de Guimarães entre outros. O presidente do Benfica, Luís Felipe Vieira, chegou até mesmo a ser detido. A venda de Éder Militão do Porto para o Real Madrid também está sendo investigada pela operação.

Desde de 2015 as operações estão em execução. Ao todo, 129 pessoas, entre jogadores de futebol, agentes e intermediários, advogados, dirigentes e instituições esportivas, foram investigados e receberam investigações por parte do órgão financeiro português.

CAMPEONATO PORTUGUÊS

Na temporada 2021-22, o Porto conquistou a taça após chegar aos 91 pontos conquistados. Na segunda colocação ficou o Benfica, que somou 85 pontos. A conquista foi a 30ª de Campeonato Português por parte dos Dragões azuis. Já na Champions League, a melhor campanha ficou com o Benfica, que caiu nas quartas de final para o Liverpool.

CHAMPIONS LEAGUE

Marcelo levantou a taça, mas Vinicius Junior foi o autor do gol que coroou o Real Madrid com mais um título de Champions League. O brasileiro, adquirido por 45 milhões de reais, recebeu muitas críticas, tanto da imprensa brasileira quanto da espanhola, e até mesmo do próprio Benzema. No entanto, após algum tempo treinando e se aprimorando, o atacante de apenas 21 anos conquistou a titularidade e foi crucial na conquista mais importante de clubes no futebol europeu.

PUBLICIDADE