Home Futebol Libertadores: Quando acontecem os jogos das oitavas de final?

Libertadores: Quando acontecem os jogos das oitavas de final?

16 clubes ainda lutam pelo título da Copa Libertadores 2022

Octávio Almeida Jr
Jornalista graduado pela Universidade da Amazônia (UNAMA), 29 anos. Repórter de campo pela Rádio Unama FM em duas finais de Campeonato Paraense (anos 2016 e 2017). Repórter no site Torcedores.com desde 2018.

A Conmebol sorteou, no começo da tarde desta sexta-feira (27), os confrontos da fase oitavas de final da Copa Libertadores. De acordo com informações oficiais, os jogos serão realizados entre os dias 29 de junho de 6 de julho.

PUBLICIDADE

A entidade responsável por organizar o principal torneio de clubes do futebol sul-americano, no entanto, ainda não divulgou exatamente em quais dias e horários as partidas vão ocorrer.

Fato concreto é que 16 times estão na briga pelo título da edição 2022 da Libertadores. Seis equipes são brasileiras. Outros seis são da Argentina. Dois paraguaios estão na briga, além de um clube do Equador e outro da Colômbia.

PUBLICIDADE

A lista é formada por: Palmeiras (atual bicampeão), Flamengo, Corinthians, Atlético-MG, Athletico Paranaense, Fortaleza, River Plate, Boca Juniors, Estudiantes, Vélez Sarsfield, Colón, Talleres, Cerro Porteño, Libertad, Emelec e Tolima.

Veja, a seguir, os confrontos das oitavas de final da Libertadores:

Athletico Paranaense x Libertad

Fortaleza x Estudiantes

Emelec x Atlético-MG

PUBLICIDADE

Cerro Porteño x Palmeiras

Tolima x Flamengo

Corinthians x Boca Juniors

Vélez Sarsfield x River Plate

PUBLICIDADE

Talleres x Colón

Observação: todos os times que estão do lado direito terminaram a fase de grupos na primeira posição. Isso significa que eles disputar em casa o segundo e decisivo jogo.

Libertadores pode ter clássicos

O sorteio das fases eliminatórias criou a possibilidade de três clássicos nacionais a depender de quais times vão avançar de fase.

Palmeiras e Corinthians se enfrentariam numa eventual final. Vale destacar que os times paulistas já protagonizaram dois confrontos de mata-mata de Libertadores. Isso ocorreu nos anos 1999 e 2000. O Verdão sempre levou em melhor.

PUBLICIDADE

O segundo possível duelo envolve Flamengo e Atlético-MG. Eles também se enfrentariam numa eventual final. A rivalidade é considerada histórica.

Em 1981, o time rubro-negro levou a melhor, mas os torcedores atleticanos alegam que o árbitro José Roberto Wright interferiu diretamente no resultado.

O terceiro possível clássico envolve principais clubes do futebol argentino. Boca Juniors e River Plate podem se encontrar na semifinal.

Vale destacar que eles, recentemente, disputaram uma final de Libertadores. Isso ocorreu em 2018. E o River foi campeão após vitória por 3 a 1.

PUBLICIDADE

Presidente da Conmebol discursa contra o racismo

A fase de grupos da Libertadores foi marcada por diferentes casos de racismo. O primeiro exemplo ocorreu no duelo entre River Plate e Fortaleza, no estádio Monumental de Nuñez.

Um torcedor do time argentino arremessou uma banana em direção à torcida clube nordestino. A filmagem viralizou, e o River identificou o sujeito responsável pelo ato.

Apesar disso, o duelo de volta entre as equipes foi marcado por protesto. Antes da bola rolar no estádio Arena Castelão, a torcida do Fortaleza fez um mosaico e se posicionou: “juntos na luta, parem com o racismo”, disseram.

PUBLICIDADE

O segundo caso ocorreu no duelo entre Corinthians e Boca Juniors. O caso, desta vez, ocorreu em solo nacional e, novamente, a parte ofendida foi o brasileiro.

Um cidadão trajado com uma camisa do time xeneize imitou um macaco dentro do estádio Neoquímica Arena.

Ele foi preso em flagrante, mas acabou liberado após pagamento de fiança. Nas redes sociais, ele ironizou as leis do país: “aqui nada acontece”, publicou.

Os casos fizeram o presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, discursas contra os crimes de racismo.

PUBLICIDADE

“A discriminação não tem cabimento na festa do futebol sul-americano. O futebol soma, não divide”, afirmou.

PUBLICIDADE

Quando e onde será a final?

A final da Libertadores está marcada para ocorrer no dia 29 de outubro, em Guayaquil, no Equador.

PUBLICIDADE