A Uefa Conference League conhecerá seu primeiro campeão nesta quarta-feira (25). Depois de eliminarem Leicester e Olympique de Marseille, respectivamente, Roma x Feyenoord se enfrentam na Arena Kombëtare, em Tirana, capital da Albânia. Ao Torcedores.com, o narrador Luiz Alano, que vai comandar a transmissão pelo SBT, contou a expectativa de narrar uma final inédita. O duelo será exibido para todo o país a partir das 16h (de Brasília).
“Narrar uma final sempre é especial, seja ela do Brasil ou da Europa. O fato de ser a primeira edição da Conference League se torna diferente, uma pitada histórica. A primeira decisão da história e com transmissão do SBT”, disse Luiz Alano.

Para o narrador, o fato da Conference League ser a terceira competição da Uefa não diminui sua importância. Segundo Alano, inclusive, Roma x Feyenoord deve chamar mais atenção que a decisão da Europa League, que foi disputada entre Frankfurt x Rangers.
“Acredito que Roma x Feyenoord deva chamar até mais atenção do que a final da Europa League. Tem toda a tradição do futebol italiano, a Roma, que já teve Falcão, Totti e tantos craques, mas que não tem uma sala de troféus do tamanho da sua tradição, contra o sempre vistoso futebol holandês. Penso que a Conference League veio para ficar. Premia federações menores na Europa que tem a chance de disputar um torneio europeu e tantos outros times grandes na disputa, como Tottenham e Roma”, analisou Luiz Alano.
A Conference League está confirmada para a próxima temporada e conta, ao todo, com 181 equipes. De fato, a competição é bastante inclusiva, pois envolve ao menos um time de cada uma das 55 federações-membro da Uefa. Em 2022/23, apenas a Rússia não terá um representante, devido às sanções da guerra.

