Nessa terça-feira, dia 10 de maio, o Manchester City fez um movimento que pode se tornar histórico. A equipe inglesa anunciou a contratação de Haaland, o craque norueguês que vinha se destacando pelo Borussia Dortmund. O jogador, que era um dos mais disputados pelos grandes clubes da Europa, terá na Inglaterra a oportunidade de repetir as excelentes atuações que o levaram a ser considerado um dos mais promissores da nova geração.
Mas não é a primeira vez que o clube azul da cidade de Manchester gasta fortunas para contratar um grande jogador. Confira as maiores contratações da história do clube:
10. Benjamim Mendy, 52 milhões de euros
Em 2017, o Manchester City anunciou a contratação de Benjamim Mendy, destaque do Mônaco. O jogador chegou juntamente com Walker para preencher as laterais da equipe inglesa. O lateral esquerdo, no entanto, não conseguiu mostrar o seu futebol. Logo ao chegar ele sofreu inúmeras lesões que o tiraram de campo. Desde que chegou a Premier League, o jogador já perdeu cerca de 120 partidas por lesão.
Para piorar a situação, ele ainda está no elenco do City, mas encontra-se suspenso por estar sendo investigado. O jogador é acusado por cinco mulheres de sete agressões de estupro e uma de agressão sexual.
9. Rodri, 56 milhões de euros
O atual titular da equipe do Manchester City custou uma fortuna para os cofres ingleses em 2019, quando foi contratado junto ao Atlético de Madrid. Ao contrário de Mendy, Rodri dispensa comentários e é um dos principais destaques da equipe. Se tornou titular como primeiro volante e não largou a posição desde então. Sem dúvida, uma grande contratação.
8. Raheem Sterling, 57 milhões de euros
O Manchester City teve que investir 57 milhões de euros para tirar Sterling do Liverpool, em 2015. O jogador, de apenas 20 anos na época, fazia parte do trio ofensivo dos Reds, que ainda contava com Suárez e Sturridge. Sua velocidade e habilidade sem dúvida fizeram valer o alto valor investido. Desde 2015, o atleta inglês tem feito boas partidas com a camisa do City, inclusive sendo um dos destaques ofensivos da equipe.
7. Aymeric Laporte, 58.5 milhões de euros.
Em 2018, o Manchester City vinha tendo grandes problemas defensivos. Fernandinho muitas vezes tinha que assumir a posição de zagueiro por conta de constantes lesões dos titulares. Mas o City investiu alto para resolver de vez a questão. Laporte chegou do Athletic Bilbao para aperfeiçoar a equipe. De fato, desde então, o City tornou-se um time mais sólido defensivamente e venceu várias vezes a Premier League. Desde 2018 até hoje Laporte continua entre os 11 titulares. Grande investimento, grande retorno.
6. João Cancelo, 58.5 milhões de euros
Em 2019, muito por causa das constantes lesões de Mendy, o City foi forçado a novamente investir alto em um titular para a lateral esquerda. A solução encontrada foi tirar Cancelo da Juventus por um valor altíssimo. O Lateral-esquerdo logo tomou conta e se tornou uma das principais armas ofensivas do City, juntando técnica, inteligência e habilidade. Atualmente, Cancelo ainda é o titular da posição, mas dessa vez conta com a concorrência de Zinchenko, um bom e jovem jogador.
No entanto, Cancelo, que ainda é titular da seleção portuguesa, dificilmente deixará de ser titular tão cedo, pois conta com a total confiança de Pep Guardiola.
5. Riyad Mahrez, 61 milhões de euros
Você provavelmente lembra da grande temporada do Leicester em 2015-2016, quando o pequeno clube conseguiu uma campanha histórica e se tornou campeão inglês. Bem, naquele ano, um dos destaques da equipe inglesa era justamente Mahrez. O jogador ainda jogaria mais algumas temporadas pelo Leicester até ser contratado pelo Manchester City em 2018, por um valor altíssimo. O atacante desde então se tornou um dos destaques ofensivos do time montado por Pep Guardiola e na atual temporada é o artilheiro da equipe.
4. Rúben Dias, 61 milhões de euros
Após contratar Laporte, em 2018, o Manchester City ainda precisava de um companheiro à altura para o zagueiro. A solução foi encontrada em Portugal dois anos depois, em 2020, mais especificamente no Benfica, onde Rúben Dias atuava. O talentoso defensor desembarcou como uma das contratações mais caras da história do Manchester City, mas desde que estreou, vem fazendo valer a pena todo o investimento. A zaga do Manchester City hoje é uma das mais seguras da Europa graças a dupla Rúben Dias e Laporte.
3. Kevin De Bruyne, 68,4 milhões euros
Todo bolo precisa de uma cereja. Sem dúvida, a maior contratação da história do Manchester City veio do Wolfsburg em 2015, por um valor astronômico. O nome desse jogador é De Bruyne. O belga não é somente um dos melhores da Premier League, ele é tido por muitos como um dos melhores do mundo, principalmente na sua posição de meio-campista ofensivo. Para quem lembra, De Bruyne foi um dos principais responsáveis pela vitória da Bélgica contra o Brasil na Copa do Mundo de 2018. Ele é um jogador perfeito, é a melhor forma de descreve-lo. O Manchester City fez o mais óbvio, se você tem dinheiro e pode contratar Kevin De Bruyne, contrate-o e ponto final.
2. Erling Haaland, 60-75 milhões de euros
Embora o valor oficial da contratação ainda não esteja definido, a quantia paga pelo Manchester City ao Borussia Dortmund em 2022 por Haaland deve ficar entre 60 e 75 milhões de euros. Então ela é no mínimo a quinta contratação mais cara da história do City e no máximo a segunda. Haaland é um atacante com um talento único. Não há centroavante no mundo atualmente que seja tão promissor quanto o norueguês.
Ele vinha sendo disputado por muitos gigantes da Europa, como Real Madrid, Barcelona e Manchester United. Resta esperar para ver os feitos que Haaland atingirá como atacante do Manchester City.
1. Jack Grealish, 100 milhões de euros
Um primeiro lugar um tanto decepcionante se considerarmos a lista de grande contratações que o Manchester City fez nos último anos. Em 2021, Jack Grealish foi contratado junto ao Aston Villa com a expectativa de ser um novo David Beckham. Mas a primeira temporada com a camisa do City foi um tanto apagada para um jogador tão caro. Grealish foi titular em poucas partidas e decisivo em menos oportunidades ainda. Muitos chegaram a afirmar que em comum com David Beckham ele só possui o estilo de se vestir e o fato de trabalhar como modelo.
Mas é um jogador que chegou a apenas uma temporada e é cedo para julgar se a quantia gasta na contratação valeu a pena ou não.

