Após o fim da temporada europeia 21/22 nas principais ligas, chegou a hora das comparações numéricas. Portanto, o Torcedores.com realiza uma série de levantamentos estatísticos das melhores competições do planeta.
Mais uma vez, o Manchester City figura entre os melhores ataques do futebol europeu. Conhecido por seu futebol envolvente, o treinador Pep Guardiola aplica muita intensidade em seus times com uma elevada posse de bola, que facilita na hora de criar oportunidades. Equipes da Alemanha e França também aparecem no ranking.
Os melhores ataques das principais ligas na Europa 21/22:
5º Borussia Dortmund – 85 gols marcados
Mesmo com o vice-campeonato alemão, o Borussia Dortmund marcou incríveis 85 gols, sendo 25% neste quesito anotados por Erling Haaland. Apesar do grande poderio ofensivo, a equipe sempre entra em contradição com seu apelido de “Muralha Amarela”, já que o setor defensivo segue sendo uma das grandes dores de cabeça. Foram 52 gols sofridos, apenas a 9ª melhor defesa.
4º PSG – 90 gols marcados
Apesar da frustração na Champions League, o Paris Saint-Germain voltou a dominar o Campeonato Francês. Nos últimos cinco jogos, foram 14 gols anotados. Destaque para o artilheiro da competição, Mbappé, que foi as redes 28 vezes e ainda assinou uma renovação com o clube.
3º Liverpool – 94 gols marcados
O título da Premier League dessa vez não deu, mas não tira o brilhantismo de uma temporada gigantesca. “Rei de Copas” e finalista da Champions League, o Liverpool de Jürgen Klopp anotou 94 gols no Campeonato Inglês e foi além, sendo a melhor defesa junto ao Manchester City. Vale destacar o trio composto por Mané, Mohamed Salah e Diogo Jota que juntos somaram incríveis 54 gols.
2º Bayern de Munique – 97 gols marcados
Soberano na Alemanha, são dez títulos seguidos na Bundesliga. O Bayern de Munique é uma verdadeira máquina pronta para destruir os seus adversários. O segundo melhor ataque das principais ligas, deve-se sobretudo a Robert Lewandowski, artilheiro do Campeonato Alemão e o jogador com mais gols na Europa. Para efeito de comparação, o polonês sozinho marcou mais gols que o Bielefeld e Furth em toda competição.
1º Manchester City – 99 gols marcados
Coletividade é o que define esse Manchester City. Três jogadores alcançaram a marca de dois dígitos em gols na Premier League 2021/22, Mahrez, Sterling e De Bruyne. Até nomes como o de Rodri, na teoria, um primeiro volante, se tornou um meio-campista “artilheiro” com 7 gols e uma ótima finalização de média e longa distância. Vale ressaltar nomes que participaram do rodizio, mas também marcaram gols e deram assistências, tais como Gabriel Jesus e Gundogan. Em suma, restou apenas um gol para o ‘Pep Team’ chegar a marca de 100 gols na competição.

