O Manchester City é líder isolado se encaminha para a conquista de mais um título da Premier League. Atualmente, a equipe de Pep Guardiola está em primeiro, com 3 pontos na frente do Liverpool, segundo colocado, faltando apenas 3 partidas para acabar o campeonato.
Porém, não será uma reta final tranquila para a equipe de Manchester. O clube terá que superar alguns problemas para ser campeão. O time vem sofrendo com constantes lesões, fazendo com que a equipe não tenha zagueiros para escalar na próxima partida.
A última partida, em que o City goleou o Newcastle por 5 a 0, também deixou um saldo preocupante: os zagueiros Aymeric Laporte e Rúben Dias se machucaram e aumentaram a lista de problemas defensivos da equipe. Ao final da partida, o técnico Guardiola confirmou que não deverá ter zagueiros para a próxima partida.
“Rúben Dias teve problemas musculares. Kyle (Walker) e John (Stones) também estão fora até o fim da temporada. Temos 13 jogadores e meio (disponíveis), porque (o zagueiro) Nathan (Ake) não está em perfeitas condições. Não temos zagueiros”, declarou o treinador espanhol.
A tendência é que Guardiola improvise jogadores na zaga. O que não seria uma grande novidade. O treinador é conhecido, entre outras qualidades, por conseguir improvisar muito bem os seus jogadores em outras posições. O técnico do City, inclusive, até brincou com essa fama de fazer improvisações táticas.
“Não estou preocupado, porque se (o meia-atacante) Phil Foden tiver que jogar como zagueiro, ele vai jogar como zagueiro”. declarou o técnico, que depois disse que estava apenas brincando.
A tendência é que o volante Rodri jogue de zagueiro nas próximas partidas, ou alguém da base, como o próprio treinador declarou na coletiva.
“Se Rodri tiver que jogar nesta posição não é um problema, ou alguém da base”, afirmou o técnico do City.
Guardiola tem um histórico de improvisar jogadores na defesa desde os tempos em que treinava o Barcelona, quando transformou o volante argentino Javier Mascherano em zagueiro. No Bayern de Munique, já escalou em algumas partidas a equipe sem zagueiro de ofício, quando adaptou na função o volante espanhol Xabi Alonso e o lateral-esquerdo austríaco David Alaba, que hoje atua como zagueiro no Real Madrid. No próprio City, o treinador já colocou Fernandinho de zagueiro algumas vezes.
O próximo jogo do Manchester City é contra o Wolverhampton, na próxima quarta-feira (11), às 16h15 (horário de Brasília).

