Home Futebol Milan, Real Madrid e mais: as 5 melhores defesas das principais ligas europeias

Milan, Real Madrid e mais: as 5 melhores defesas das principais ligas europeias

Confira os melhores sistemas defensivos nas competições nacionais

Guilherme Lopes
Jornalismo, apaixonado pelas estatísticas do bom jogo. Vivo e penso sobre futebol o dia todo.

Chegou ao fim mais uma temporada europeia nos principais países do continente europeu em termos futebolísticos. Portanto, o Torcedores.com realiza uma série de levantamentos estatísticos das melhores ligas do planeta.

PUBLICIDADE

Na temporada passada, o Lille do treinador Christophe Galtier terminou no lugar mais alto do pódio, não só com a conquista da Ligue 1. Sofrendo apenas 21 gols, a equipe foi a menos vazada de todas as principais ligas. Logo depois, na 21/22, a disputa foi ainda mais “acirrada”.

As melhores defesas das principais ligas na Europa 21/22:

5º Napoli – 31 gols sofridos

O Napoli de Luciano Spalletti começou voando no Calcio, dividindo a liderança com o Milan em boa parte da temporada. No entanto, algumas lesões e uma queda de desempenho de peças chaves impactaram na equipe. Por outro lado, a defesa guiada por Koulibaly, mostrou segurança e terminou como a melhor no Campeonato Italiano.

PUBLICIDADE

Por fim, a proteção defensiva com o meio-campista camaronês Zambo Anguissa, além das boas atuações de Mário Rui colocam a equipe de Nápoles como uma das melhores defesas europeias.

5º Milan – 31 gols sofridos

Se o Napoli liderou no quesito defesa, o Milan não ficou pra trás também nesse aspecto. Ambos sofreram 31 gols no Calcio, contudo, os rossoneri ainda acabaram levantando a taça em uma disputa com a rival Internazionale. Vale ressaltar que a equipe de Stefano Pioli perdeu a experiência do seu zagueiro Kjaer que se lesionou antes da metade do torneio.

Em contrapartida, o comandante apostou no jovem lateral Kalulu que correspondeu com perfeição na nova posição. As grandes defesas de Mike Maignan, o goleiro menos vazado do torneio, além das atuações impecáveis de Tomori e Calabria foram essenciais.

5º Real Madrid – 31 gols sofridos

Por mais que na Champions League os merengues tenham sofrido no mata-mata, sobretudo diante do Chelsea e Manchester City, na La Liga a história foi diferente. Carlo Ancelotti que sempre foi conhecido por times com equilíbrios entre defesa e ataque, apostou em David Alaba como zagueiro, formando uma boa parceira com Eder Militão.

PUBLICIDADE

Nos últimos cinco jogos na competição, o Real Madrid sofreu apenas dois gols. Se nomes como Karim Benzema e Vinícius Júnior foram exaltados, e com razão, a defesa também mereceu aplausos nesta temporada.

3º Sevilla – 30 gols sofridos

Sevilla não conquistou a La Liga, mas foi a melhor defesa da competição. Muito da grande solidez defensiva do time comandando por Lopetegui, deve-se a um brasileiro, Diego Carlos. Por pouco, o zagueiro não fechou com o Newcastle no mercado de inverno e deve ser alvo de diversos clubes na próxima janela. Com incríveis 5.6 bolas longas por jogo (3º) e 3.5 cortes, o defensor conseguiu uma dominância no setor espanhol, além de uma ótima saída de bola.

Formando dupla com o brasileiro, uma joia francesa, Jules Koundé. Versátil e de muita velocidade, o jogador ganhou notoriedade em partidas contra gigantes. A princípio, o Chelsea não deve medir esforços na contratação do jogador.

1º Liverpool – 26 gols sofridos

Após uma campanha digna de campeão, disputando ponto a ponto até a última rodada, o Liverpool não conquistou a Premier League, mas fez história. Além de um ataque fulminante com Salah, Mané, Diaz e cia, a defesa da equipe de Klopp foi perfeita.

PUBLICIDADE

Com apenas 26 gols sofridos, os Reds tem o melhor sistema defensivo das grandes ligas. Para efeito de comparação, dos 38 jogos, em 20, Alisson Becker não sofreu gols, ganhando a Luva de Ouro. O crescimento de consciência defensiva de Robertson, a regularidade Van Dijk, além da chegada de Konaté também impactam no resultado positivo nesse quesito.

1º Manchester City – 26 gols sofridos

A história se repete, quando Klopp e o Liverpool tentam um protagonismo, o Manchester City de Pep Guardiola também está lá. Além de conquistar o Campeonato Inglês, os Citizens também encerraram como a melhor defesa das principais ligas.

Há muitos anos o treinador espanhol investe pesado no seu sistema defensivo, mais de R$ 2 bilhões foram gastos e os resultados começaram a aparecer desde a temporada anterior. Um nome tem colocado a defesa nos eixos, Rúben Dias. Laporte e Stones conseguem melhores atuações quando tem o português como dupla. Ao mesmo tempo, desde o afastamento de Mendy, os laterais João Cancelo, Walker e Zinchenko deram conta do recado na maioria dos jogos. Por último, mas não menos importante, o goleiro Éderson “divide” a Gold Glove com o compatriota Alisson Becker.