Home Futebol Neymar, Casemiro e mais: 10 jogadores brasileiros que marcaram na final da Champions League

Neymar, Casemiro e mais: 10 jogadores brasileiros que marcaram na final da Champions League

Na semana da final da Champions League, o Torcedores.com lista os jogadores brasileiros que já tiveram o privilégio de deixar sua marca na decisão

Diego Lucio Castro de Oliveira
Diego Lucio é profissional da área de TI, e escreve sobre futebol e artes marciais desde 2018. Mergulhou ainda mais no mundo das lutas em 2023, e participou de duas coberturas 'in loco' do UFC 283 e do UFC São Paulo.

O fã de futebol esperou, e enfim chegou um dos grandes dias desta temporada 2021/2022. Neste sábado(28), Liverpool x Real Madrid se enfrentam em Paris, para decidir quem será o grande campeão da Champions League. A partida está prevista para às 16hs.

PUBLICIDADE

E fica a expectativa de quem pode decidir esse título, e craques não faltam em ambas as equipes. Inclusive, craques brasileiros, que podem brilhar, e deixar um golzinho nessa final. Pensando nisso, o Torcedores.com relembra os 10 jogadores nascidos por aqui que marcaram em decisões do maior título europeu, e por que não, do mundo!

Mazzola – 1962/63

O atacante que disputou a Copa do Mundo de 1958, se naturalizaria italiano em pouco tempo. Muito pelo sucesso que teve no Milan, e os gols na final da Champions League de 1962/63 foram prova disso. Mazzola marcou os dois na vitória Rossonera por 2×1 em cima do Benfica.

PUBLICIDADE

Jair da Costa – 1964/65

Outro que foi campeão do mundo com o Brasil e marcou em final de Champions, foi Jair da Costa. Campeão em 1962 com a amarelinha, ele foi o herói da Inter de Milão na temporada 1964/65, quando marcou o único gol da grande decisão. Assim como Mazzola, sua vítima também foi o Benfica na vitória por 1×0.

Juary – 1986/87

Porto e Bayern de Munique empatavam por 1×1 na final da Champions League de 1986/87, e tudo dava a crer que a disputa iria para os pênaltis. Mas o brasileiro Juary, que havia entrado durante a partida, foi o herói improvável daquela decisão, marcando o segundo gol do time português, e dando um título também improvável para sua equipe.

Lúcio – 2001/02

O zagueiro é o único dessa lista que marcou seu golzinho mas não saiu com a taça. O adversário era ‘só’ o Real Madrid de Zinedine Zidane, que ainda marcaria um golaço histórico na ocasião. O jogo terminou 2×1 para o time espanhol.

Carlos Alberto – 2003/04

Ainda garoto, o meia Carlos Alberto chocou ao mundo, quando abriu o placar daquela decisão improvável entre Porto e Mônaco. O atleta tinha apenas 19 anos na ocasião, e deixou seu treinador José Mourinho, de boca aberta.

PUBLICIDADE

Deco – 2003/04

Naquela mesma decisão, o luso-brasileiro Deco ampliaria o placar para o Porto, que ainda conseguiria o terceiro gol, finalizando o placar de 3×0, e levando a taça daquela Champions League surpreendente.

Belletti – 2005/06

Mais um herói improvável dessa lista é o lateral-direito Beletti. O super-time do Barcelona, que contava com Ronaldinho e companhia, estava empatando por 1×1 contra o fortíssimo Arsenal, quando Belleti entrou na área e bateu embaixo do goleiro. 2×1 para o Barça e a Champions League ficaria na Espanha.

Marcelo – 2013/14

Talvez o gol ‘menos importante’ da lista, pois Marcelo só jogou mais uma ‘pá de terra’ no destruído Atlético de Madrid, na final de 2013/14. Após empate de 1×1 no tempo normal, o Real Madrid dominou a prorrogação, e fez três gols no cansado Atlético. O segundo gol da prorrogação, e terceiro do Real, foi marcado pelo lateral-esquerdo, que ainda participaria de mais três conquistas, e pode levar também a edição deste ano.

Neymar – 2014/15

Já Neymar, teve protagonismo imenso naquela conquista de Champions League do Barcelona. Junto com Messi e Suárez, formou o famoso trio MSN, imparável naquela temporada. O excelente ano foi coroado com o terceiro e último gol do Barça, na vitória por 3×1 contra a Juventus. O famoso gol ‘fecha-caixão’!

PUBLICIDADE

Casemiro – 2016/17

Fechamos a lista com mais um nome do Real Madrid, e em mais uma situação onde a Juventus foi a ‘vítima’. O time italiano chegou a abrir o placar, mas o Real logo empatou, e virou com golaço de Casemiro. O placar terminaria 4×1 para o Real.

E neste sábado(28)? Será que vai ter gol de brasileiro? Militão, Casemiro, Marcelo, Vinicius Júnior, Rodrygo, Fabinho, Roberto Firmino… Não faltam craques nacionais nessa decisão!

Tudo sobre a grande final da Champions League, você confere aqui no Torcedores.com