O número de problemas físicos encarados pelo Flamengo na temporada de 2022 é impressionante. Desde a chegada do técnico Paulo Sousa ao clube, em janeiro desse ano, o elenco principal soma 29 ausências. Ou seja, uma média de aproximadamente 6 desfalques por mês.
Internamente, a defesa ao trabalho de Paulo Sousa é baseada nessa estatística. O treinador vem encarando grandes problemas para escalar o time que considera ideal, visto que o departamento médico está sempre cheio. Dos 30 jogadores que compões o grupo principal do Flamengo, apenas 10 não frequentaram o DM nesta temporada.
Contudo, é importante destacar que os problemas não se encontram apenas nas questões musculares. Caso contrário, haveria uma discussão sobre a qualidade da preparação física. Os motivos das ausências foram divulgados pelo clube nos últimos meses da seguinte maneira:
- 9 Lesões
- 7 dores
- 4 cirurgias
- 3 traumas
- 2 desgastes musculares
- 1 luxação
- 1 quadro viral
- 1 entorse
- 1 pubalgia
Os números impressionam
De acordo com o levantamento, o jogador que mais apareceu no departamento médico na gestão Paulo Sousa foi Bruno Henrique. O atacante teve três problemas diferentes nessa temporada. Primeiro uma lesão na coxa direita. Posteriormente, uma luxação no ombro esquerdo. Por fim, apresentou um quadro de tendinopatia no joelho direito.
Em contra-partida, os atletas que nunca deram problemas aos médicos foram: Hugo, Matheus Cunha, Cleiton, Rodinei, Willian Arão, João Gomes, Everton Ribeiro, Diego Ribas, Lázaro e Gabigol.
DM nos holofotes
O departamento médico entrou para os holofotes nos últimos dias por conta dos problemas envolvendo Diego Alves. O goleiro foi diagnosticado com uma pubalgia no dia 11 e depois de 10 dias sem treinar se colocou à disposição para o duelo contra o Católica. Essa foi a versão dada por Paulo Sousa e desmentida pelo atleta.

