Home Mercado da Bola Nenhuma lesão, poucos gols e muitas assistências: o que a última temporada mostrou de Renato Ibarra, futuro reforço do Ceará

Nenhuma lesão, poucos gols e muitas assistências: o que a última temporada mostrou de Renato Ibarra, futuro reforço do Ceará

Após passar por Holanda e México, Renato Ibarra chega com status de principal contratação do Ceará em 2022

Wilson Pimentel
Jornalista esportivo desde 1998. Cobriu os principais eventos esportivos da última década. Passou pelas redações do SBT, Record TV, CNT, Esporte Interativo, Rádio Tupi, Rádio Brasil e Rádio Manchete. É correspondente de veículos de comunicação da Colômbia, Croácia, Paraguai e Portugal. Está no Torcedores.com desde 2019.

Aos 31 anos, sendo seis deles atuando no futebol mexicano, Renato Ibarra foi contratado para reforçar o Ceará na temporada de 2022. Um dos maiores ídolos do futebol equatoriano na atualidade chega ao clube com status de grande garçom e candidato a astro alvinegro.

PUBLICIDADE

Renato Ibarra é a solução encontrada pelo Ceará para o ataque. O técnico Dorival Júnior entende que o jogador tem o perfil ideal para atuar pelos lados do campo: veloz, ágil e habilidoso. Assim é resumido por quem o acompanhou de perto nos últimos anos no México.

Para que a operação fosse concluída, o Ceará acertou o pagamento de US$ 1,5 milhões (R$ 7,2 milhões, pela cotação atual) de maneira parcelada ao Club Tijuana. Assim, o Vozâo ficará com 100% dos direitos econômicos do jogador.

PUBLICIDADE

Boa temporada no México

Os números recentes de Renato Ibarra são empolgantes. Nesta temporada pelo Club Tijuana, disputou 14 partidas, sendo 11 como titular no Campeonato Mexicano. Nesse ínterim, ele foi poupado somente em três oportunidades por decisão da comissão técnica.

Renato Ibarra não é um exímio goleador. O equatoriano se destaca pela intensidade física em campo, ajudando em praticamente todos os setores e tem fama de bom assistente. Além da intensidade em campo, ele se destaca em outro quesito: pouco desgaste.

Em campo, o atacante se caracterizou por ser um líder em campo que mantém a calma e sabe como motivar os companheiros para superar momentos adversos. Joga bem quando tem um legítimo camisa 10 que lhe faça ir ao ataque. Se cansa pouco e não se lesiona.

Será sua terceira experiência na carreira longe do Equador. Antes, ele atuou no Vitesse, da Holanda. Posteriormente, se transferiu para o futebol mexicano onde defendeu o América, Atlas e Club Tijuana.

PUBLICIDADE

Até por isso, Renato Ibarra já planeja trazer sua família para Fortaleza, onde é aguardado nos próximos dias. Pelo contrato longo, três temporadas, a expectativa é de fazer morada em solo cearense.

Ex-técnico elogia Renato Ibarra

Apesar da saída do futebol mexicano, Renato Ibarra recebeu elogios de Sebastián Mendéz, técnico do Club Tijuana, pelo empenho nos treinos, proximidade com os jogadores mais jovens, cuidados com a forma física e liderança dentro e fora de campo.

“Antes de mais nada, sou grande fã do futebol dele (Renato Ibarra). Ele é um jogador muito técnico, participativo nas partidas e com uma potência física incomum. Na temporada passada, por exemplo, tentei leva-lo para o Godoy Cruz após sua saída do América. No entanto, ele preferiu seguir no futebol mexicano onde é idolatrado”, revelou o treinador para depois seguir sobre o comportamento do equatoriano no dia a dia.

“Ele é um jogador profissional. O Renato (Ibarra) é extremamente detalhista ao cumprir sua rotina diária de treinos. Faz questão de conversar com os integrantes da comissão técnica para tentar entregar o melhor futebol dentro de campo. Ele vai somar muito ao Ceará com sua experiência, liderança e espírito vencedor”, disse o técnico o Torcedores.com através da assessoria de imprensa do Clube Tijuana.

PUBLICIDADE

Cinco golaços de Renato Ibarra pelo América do México. Veja o vídeo!

[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJRcmwyZGFXayIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]